Vestibular 2010: UEAP divulga novos cursos

Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Licenciatura em Ciências são os novos cursos da instituição

Em coletiva à imprensa nesta terça-feira (11/08), o Reitor da Universidade do Estado do Amapá, professor José Maria da Silva, anunciou o calendário de inscrição, em Macapá e no interior do estado, no Vestibular 2010 da UEAP, que este ano apresenta três novos cursos.

Os cursos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Licenciatura em Ciências são as principais novidades do Vestibular 2010 UEAP. Para cada curso serão ofertadas 50 vagas, a exemplo das demais oito graduações já existentes. Desta forma, sobe para onze a quantidade de cursos mantidos pela instituição, saindo das atuais 400 para 550 vagas oferecidas por meio do vestibular.

As novas vagas significam um acréscimo de 37,5% sobre o total de vagas oferecidas no vestibular deste ano para os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca, Tecnologia em Design, e para as licenciaturas em Pedagogia, Letras, Química e Filosofia.

A inscrição no Vestibular 2010 da UEAP inicia no dia 14 de setembro para os candidatos isentos e não isentos da taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (ver cronograma abaixo). Além da oferta de cotas para candidatos oriundos do Ensino Médio em escola pública, afrodescendentes, pessoas com necessidades especiais e indígenas, que caracterizam a política de inclusão social praticada pela Universidade desde a sua implantação, o processo seletivo de 2010 traz um adicional: o Vestibular Solidário.

Fica à escolha do candidato aderir à campanha de solidariedade que visa à distribuição de alimentos para comunidades carentes de Macapá, arrecadados por meio de doação de um quilo de alimento não perecível no momento da inscrição tanto dos isentos quanto dos não isentos.

Laboratórios

Desde 2007, a Universidade do Estado tem feito grande investimento na aquisição de equipamentos e em obras, a exemplo da adaptação e montagem de estrutura no espaço físico existente no Campus da UEAP para a instalação, por exemplo, dos laboratórios de engenharia e Licenciatura em Química. Alguns dos equipamentos adquiridos são únicos em toda a região norte do país.

Segundo o Reitor da UEAP, a estrutura laboratorial da instituição está capacitada para absorver grande parte do conteúdo pedagógico dos cursos que serão ofertados a partir do Vestibular 2010. Os demais equipamentos, garante ele, já estão em processo de aquisição pela Universidade.

De acordo com o professor José Maria da Silva, o curso de Licenciatura em Ciências terá enfoque para o Ensino Fundamental, como forma de contribuição da Universidade Estadual para a formação de professores e fortalecimento do Ensino Básico.


Keila Gibson