Amapá inicia preparativos para III Conferência Estadual do Meio Ambiente

Macapá (AP), 14/08/2007- Amanhã, 15, as instituições e organizações da sociedade civil que atuam na área ambiental participam de uma reunião que debaterá os preparativos para a realização da III Conferência Estadual do Meio Ambiente, que elegerá os representantes amapaenses que participarão da etapa nacional, prevista para ocorrer em março de 2008. A reunião ocorrerá às 09 horas, no auditório da Delegacia Federal da Agricultura (DFA), sito a rua Tiradentes, nº 469, no bairro Central, sob a coordenação do representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Clóvis Farias Pereira, consultor da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) para a região Norte e contará ainda com a presença da Comissão Tripartite no Amapá, composta por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal.

O evento pretende reunir os representantes das instituições e organizações que integram o Comitê Executivo da Conferência no Estado do Amapá, bem como os delegados e delegadas que participaram das versões nacionais anteriores da conferência, para socializar informações e orientações sobre o processo metodológico para realização das etapas estadual e nacional, com a formação da Comissão Organizadora Estadual (COE) a ser composta por representantes institucionais, líderes comunitários e outros segmentos sociais envolvidos com as questões ambientais. A reunião é aberta à participação do público.

Mudanças Climáticas - A terceira versão da CNMA traz um desafio à sociedade brasileira: debater as mudanças climáticas, uma das principais preocupações ambientais da atualidade. O tema ganhou maior visibilidade após a divulgação, no primeiro semestre deste ano, de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), despertando o interesse da sociedade na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global. Com a promoção da III CNMA, o MMA espera contribuir para esta discussão, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema e identificar soluções para sua mitigação e adaptação. Além do tema central, a conferência abordará quatro subtemas: aspectos científicos das Mudanças Climáticas; o regime internacional das Mudanças Climáticas; o Brasil e as Mudanças Climáticas; e Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas.


Maiores informações:
Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama/AP: (96) 2101 9024
www.mma.gov.br/conferencianacional ou [email protected] Fone (61) 3317-1500.