ESPAÇO CULTURAL

Edberto Araújo expõe vestimenta e acessórios

Max Santana
Da redação

Nesta semana, o Espaço Cultural Maria Rodrigues Alves da Câmara Municipal de Macapá recebeu o talento de Edberto Araújo dos Santos. Durante sua permanência no espaço, o artesão expôs vestimentas e acessórios elaborados com materiais da região amazônica.

No período de 11 a 15 de agosto, Edberto Araújo apresentou diversas peças de roupas para o público masculino, feminino e infantil. Os produtos encontrados na exposição eram: vestidos, conjuntos, calças, camisas, roupa infantil, sandálias em couro, bolsas, capas de celular, cinto, chapéu, dentre outros.

Os materiais utilizados na elaboração dos produtos são basicamente: tecido, couro, pneu reciclado, tinta para tecido e pincel, sementes, borracha sintética e cola.

Além deste artesão, outras quatro pessoas trabalham na confecção dos produtos onde são produzidos especialmente para amostras e comercialização. Para a exposição no Espaço Cultural da Câmara, mais de dez modelos de vestimenta e acessórios foram produzidos com exclusividade.

Edberto Araújo dos Santos tem 46 anos de idade e é natural de Belém do Pará. É casado e possui quatro filhos. Pois, exatamente no dia 03 de junho de 1989 veio a Macapá para trabalhar no ramo de vestimentas e acessórios. O artesão já atua a 22 anos no mercado amapaense.

O artesão já expôs em outros estadose cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Bahia, Pará e internacionalmente, na França. Em Macapá se apresentou na Casa do Artesão e feiras de artesanato. Agora, Edberto se prepara para expor no Festival do Açaí, no Laranjal do Jarí, Expo-feira, Festival do Abacaxi (porto Grande) e Carnaguari, em Ferreira Gomes.

O artesão conta que entrou para este ramo após observar outros profissionais da área confeccionando seus produtos. "Aprendi olhando os outros produtos, daí então comecei a produzir meus primeiros trabalhos. Apesar de observar outros itens, não costumo copiar modelos, mas sim, criar meu próprio produto", disse Edberto Araújo.

Serviços

Os interessados a adquirir os produtos do artesão podem entrar em contato pelos telefones: (96) 3222- 3538 ou 9976-4874. Também no seguinte endereço: Passagem Ana Nery, 264, Perpétuo Socorro.