Cooperativa dos Oleiros Cerâmicos comemora quatro anos

A cerimônia de aniversário acontece nesta sexta-feira 17, e será comemorada com festa pelos cooperados e parceiros.

Fernanda Picanço
Foto: Fernanda Picanço

Fundada no dia 17 de agosto de 2004, a Cooperativa dos Oleiros Cerâmicos do Estado do Amapá - Cooceap comemora nesta sexta-feira 17, quatro anos de resgate à cidadania no Setor. A cerimônia de aniversário acontece a partir das 19 horas, na sede da cooperativa, localizada na rodovia Salvador Diniz 2100, no bairro Remédios II - Santana.

Hoje a cooperativa é constituída de 32 empresas que representam sessenta e dois por cento dos oleiros no Estado, e que a cada dia buscam entregar ao mercado interno e externo produtos com qualidade, certificação e padronização.

Em quatro anos, a cooperativa conseguiu, entre os mais diversos benefícios, a Licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), e a entrega de uma máquina retroescavadeira para os seus associados, avaliada em R$ 200 mil, que para os cooperados está facilitando as atividades da cooperativa.

Segundo o Presidente da Cooceap Raimundo Gomes Batista, “Antigamente se fazia a extração da argila de forma manual, ou se alugava uma máquina, elevando em demasia os custos de produção. Com a retroescavadeira própria, fica garantido o estoque de matéria-prima, melhorando a qualidade do produto final e preço mais estável”, afirma.

“Nesse período, a cooperativa conseguiu diversas parcerias, como, Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Iepa (Institutos de Estudos e Pesquisas Tecnológicas do Amapá), Setec (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), Seicom (Secretaria de Estado de Indústria e Comércio), Sede (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico), Banco do Brasil, Rurap (Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá), Seaf (Secretaria de Estado de Agricultura), Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e MPE (Ministério Público Estadual) que sempre estiveram dispostos a nos ajudar e nos orientar na busca de melhorias para o setor oleiro do Estado”, concluiu o presidente, Raimundo Batista.

De acordo com a gestora do Sebrae, Nelma Pires, a Cooceap está inserida no Projeto Oleiro-Cerâmico do Amapá e atende aos empresários do setor da região Urbana de Macapá e Santana. A atuação integrada, o comprometimento e os investimentos dos parceiros de acordo com as suas competências institucionais vêm contribuindo para garantir a sustentabilidade da cooperativa e o desenvolvimento desse setor. “Nesses quatro anos confirmam que as ações implementadas com foco em resultado são possíveis de serem alcançadas - a Cooceap é um exemplo real desse novo modelo de gestão de projetos na área do setor produtivo”, finaliza.

Programação

19h - Solenidade de Abertura - Cerimonial

19h10’ - Pronunciamentos de parceiros:

19h40’ - Resgate Histórico da Cooceap - Presidente da Cooceap

20h - Entrega de “Certificados de Reconhecimento” às instituições parceiras de apoio a Cooceap

20h10’ - Parabéns e partilha do bolo de aniversário