Setor Apícola recebe capacitação referente a manejo de colméia

O curso Gerenciamento de Apiário capacita empreendedores do setor da apicultura e meliponicultura para que na utilização das tecnologias propostas nas áreas de manejo, gestão, biológicas e sanitárias, se coloquem no mercado de forma competitiva

Ana Pinheiro

Entre 18 e 22 de agosto, o Sebrae disponibiliza aos produtores de mel do município de Macapá, o curso de Gerenciamento de Apiário. A capacitação acontece no Centro de Treinamento do Sebrae em dois horários, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30, e faz parte do plano de ação do Projeto Mel no Amapá, desenvolvido pelo Sebrae, para aumentar a produção e comercialização de mel no município com o auxílio de novas tecnologias propostas pelo projeto nas áreas de manejo, gestão, biológicas e sanitárias.

Segundo o gestor do projeto, Antônio Rosa, os produtores estarão recebendo informações de articulação institucional, orientação gerencial e apoio tecnológico para o desenvolvimento sustentável do negócio, que hoje está sendo possível, por meio, de programas de apoio a apicultura e meliponicultura, onde estão inseridos aproximadamente 80 produtores de mel, produzindo algo em torno de 23 toneladas, por ano.

O curso será ministrado pela instrutora do Sebrae Maranhão, Eleuza Tenório. Os interessados podem fazer a inscrição no valor de R$ 10, no prédio do Sebrae, em horário comercial.

“No desenvolvimento do curso os participantes receberão orientação para realizarem visitas mensais aos apiários e apicultores pré-determinados propondo e monitorando a implantação de tecnologias adequadas à realidade das comunidades do setor de mel”, finalizou o gestor Antônio Rosa.