VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA VAI ATÉ O DIA 12 DE SETEMBRO, EM SANTANA

Desde o dia 9, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da Vigilância Epidemiológica e Vacinação realiza a campanha de vacinação contra Rubéola. O público alvo são homens e mulheres, entre 20 e 39 anos. Pretende-se imunizar no segundo maior município do Estado 34.245 adultos.

Na segunda-feira, 18, as equipes da Semsa estarão nas empresas que funcionam no município: tropical, Ansel, Fábrica de Palmitos entre outros. “Queremos imunizar todos”, disse Socorro Lopes, da Vigilância Epidemiológica e Vacinação.

No dia 30, sábado, os técnicos atenderão a população em 43 pontos, sendo que 3 volantes (no centro comercial) e 40 fixos ( escolas, postos de saúdes, associação de moradores). “Desde o dia 11, nos dias da semana, a população pode ser vacinada nos Unidades de Saúde. A imunização contra Rubéola vai até o dia 12 de setembro”, enfatiza Socorro Lopes.

A Rubéola é uma doença causada por meio de vírus e transmitida por via respiratória. É uma doença geralmente benigna, mas que pode causar má formações no embrião em mulheres grávidas.

De acordo com o Ministério, apesar de não apresentarem o quadro clínico de maior gravidade, homens também podem ter a doença. Se não vacinados permitem a circulação do vírus com maior risco para as mulheres.

A campanha acontece por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Amapá e Prefeitura Municipal de Santana.