TRE-AP promove comício para orientar eleitores

Dione Amaral

A Justiça Eleitoral vai utilizar da mesma estratégia dos candidatos para conquistar o voto do eleitor: um comício. A diferença é nos protagonistas e nos objetivos. Os juizes e promotores eleitorais da 2ª e 10ª zona estarão à frente da mobilização para orientar os eleitores de Macapá quanto a importância do voto.

O comício marca o Dia Nacional das Audiências Públicas que esse ano marca a campanha Eleições Limpas promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com o apoio do TSE e do TRE’s. Em Macapá, a data será comemorada no dia 26 de agosto às 18h no Parque do Forte.

A campanha vai acontecer em todos os 16 municípios do Amapá. O objetivo é esclarecer a comunidade e contribuir para a superação de vícios ainda presentes no processo eleitoral. Incentivar o voto consciente e a denúncia dos crimes eleitorais serão temas relevantes da programação, que inclui debate, em que será oportunizado aos eleitores questionar ou fazer sugestões aos juizes e promotores eleitorais.

Esta será a primeira de uma série de audiências para esclarecer o eleitorado frente às diversas práticas de compra de votos, por exemplo. “O eleitor será orientado a denunciar as ameaças de múltipla natureza, muitas vezes envolvendo a perda de emprego ou função pública, via pela qual se busca motivá-los à participação nas campanhas ou simplesmente votar em certo candidato”, afirma a juíza da 2ª zona, Elaine Koresawa.