Lançamento da cartilha "Declaração das Crianças da Amazônia"

Está marcado para esta quinta-feira (23), a partir das 8 horas, no Teatro das Bacabeiras, o lançamento da cartilha "Declaração das Crianças da Amazônia". O documento surgiu após uma conferência promovida por vários órgãos, entre eles a Secretaria Municipal de Educação (Semed), envolvendo crianças de 6 a 13 anos para debater e construir a "Agenda 21 Infantil", em termos semelhantes aos que nortearam a construção da Agenda 21 Global das Nações Unidas.

A cartilha é um instrumento cultural das crianças de grande importância social, já que proporciona a chance de tratar a infância no Amapá e nos demais estados amazônicos como parceira e cidadã apta a captar, transmitir, reunir, defender e promover a identidade e a cultura de
diversos estados. No Amapá cerca de 300 crianças de inúmeras escolas municipais, estaduais e particulares participaram da elaboração do documento.

A iniciativa é fruto de uma história que iniciou em 2000 numa escola do Estado de Goiás, quando foi criada a Conferência Criança Brasil no Milênio (CBM), resultado de uma reunião de crianças e adultos preocupados em conceber uma agenda para influir na construção de um mundo sustentável.

Além do lançamento da cartilha, haverá a entrega de certificados às crianças participantes da elaboração do documento.

Ângelo Fernandes