Comício de conscientização eleitoral no Laranjal do Jarí será no dia 6 de setembro

Giselle Oliveira

A Campanha Eleições Limpas, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com o apoio do TSE e TRE’s, vem ganhando força no Estado do Amapá com a iniciativa da Justiça Eleitoral de realizar comícios esclarecendo a população sobre as eleições 2008. Em Macapá, a iniciativa acontecerá no Dia Nacional das Audiências Públicas, 26 de agosto, no Parque do Forte. Para incentivar o voto consciente e a denúncia de crimes eleitorais, a 7ª zona eleitoral realizará no dia 06 de setembro, véspera do Dia da Independência do Brasil, uma Audiência Pública no Laranjal do Jarí.

“Escolhemos essa data para lembrar que a comunidade e os eleitores estão libertos do voto de cabresto e do poder político e econômico daqueles que se julgam poderosos”, disse o juiz da 7ª zona, Valcir Marvulle.

A Audiência também será realizada na forma de comício, tal como os políticos e partidos fazem, com palanques e faixas. Discursarão o Promotor Eleitoral, os Juízes Eleitorais e autoridades convidadas.

Princípio da Ampla Defesa

O Comício terá um momento destinado aos candidatos a prefeito que terão um período não superior a dez minutos para falar de seu plano de governo, fazer considerações acerca do evento, bem como se defender caso sintam-se ofendidos. “Desde as Eleições 2002, temos adotado medidas de esclarecimento e combate à compra de votos através do rádio e outras formas de divulgação, o que gera, às vezes, polêmicas e até representações junto ao TRE. Há candidatos e políticos que se sentem ofendidos e agredidos pelos esclarecimentos feitos em nome da Justiça Eleitoral”, esclareceu o Juiz Marvulle.

Para garantir a participação popular, o evento acontecerá no sábado às 19h, em frente ao Cartório Eleitoral do Laranjal do Jarí.