II Jornada Tecnológica acontece em Santana para empresas formais e informais

O município estará recebendo, gratuitamente, a ação que traz informações sobre ferramentas e conceitos de inovação e tecnologia para promover a melhoria, a competitividade e o desenvolvimento das empresas no Estado

Ana Pinheiro

No período de 27 a 29 de agosto, o Sebrae disponibiliza aos empresários do município de Santana, a Jornada Tecnológica, uma iniciativa do projeto de Inovação e Tecnologia da entidade, que tem como objetivo a disseminação da cultura de inovação e tecnologia junto às micro e pequenas empresas.

Nesta edição, a Jornada oferece aos empresários, Clínicas Tecnológicas que são consultorias específicas oferecidas às empresas baseadas em soluções tecnológicas rápidas, ou seja, dando respostas rápidas. Na oportunidade serão abordados temas em Segurança Alimentar, Gestão Ambiental, Automação Comercial, dente outros que possam contribuir para a sustentabilidade das empresas.

De acordo com a gestora do projeto Tecnologia de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Rejane Reis, “é feito um levantamento para analisar o perfil socioeconômico de cada município identificando suas potencialidades, e a partir das informações, disponibilizar as ações necessárias que contribuam para a inclusão da inovação para o fortalecimento da competitividade das Micro e Pequenas Empresas no município”, disse.

“Inovação não significam apenas o uso de máquinas sofisticadas e equipamentos de última geração, mas sim a utilização de novos conhecimentos relacionados com processos e adequações a um mercado consumidor cada vez mais exigente, para que as empresas continuem sobrevivendo nesse mercado competitivo precisam estar em constantes mudanças”, finaliza a gestora Rejane.

A inovação tecnológica tem sido associada apenas aos setores de alta tecnologia ou à grande empresa industrial, pois nestes setores a inovação é uma prática usual. Na Micro Empresa a inovação pode ser incorporada de diversas maneiras: inovação na gestão, no processo produtivo, nos serviços e relacionamento com o cliente, assumindo um papel de extrema importância para sua sustentabilidade e competitivida, complementa a gestora.

A jornada está disponível a empresas de qualquer setor, gratuitamente. Os interessados podem procurar o Sebrae Santana, localizado na Av. Rui Barbosa, 1138 - Centro ou ligar para (96) 3281-2475.

Programação

Dia - 27/08/08

Palestra: Gestão de Resíduos na Empresa - Estratégia para assegurar a competitividade, a ética ambiental e a reputação empresarial.

Objetivo: Desenvolver junto ao empresário e comunidade uma visão das características e classificações de resíduos sólidos, propondo uma rotina de gerenciamento, armazenamento de acordo com a legislação.

Instrutor: Fábio Barreiros

Rosinete Cardoso

Horário: 15h às 18h / 19h às 21h

Dia - 28/08/08

Palestra: Alimento Seguro: Questão de Competitividade e Empreendedorismo.

Objetivo: Sensibilizar quanto à importância da segurança na produção de alimentos.

Instrutor: Maria Marta

Sônia Oliveira

Horário: 15h às 18h / 19h às 21h

Dia - 29/08/08

Palestra: Automação Comercial - Por que automatizar sua empresa.

Objetivo: Estabelecer correlações entre aos fatores e procedimentos á gestão profissionalizada de uma empresa e a implantação de automação comercial como meio de redução de custos, aumento de vendas e satisfação dos clientes.

Instrutor: Antônio Carlos Jr.

Horário: 15h às 18h

Palestra: Imagem da Sua Loja é Tudo!

Objetivo: Sensibilizar empresários e futuros empreendedores sobre a importância do visual das empresas no incremento de vendas.

Instrutor: Danielle Guimarães

Horário: 19h às 21h