Festival de turismo começa nesta sexta-feira.

O Governo do Estado realizará nesta sexta-feira, 24, o lançamento do II Festival Internacional de Turismo do Meio do Mundo. A cerimônia está prevista para às 8 horas, no Monumento Marco Zero do Equador.

“Dê um giro no Mundo. Vem pro meio!” Com esse slogan, o Governo através da Secretaria do Turismo, com apoio do Ministério do Turismo, irão realizar no período de 20 a 23 de setembro, o II Festival Internacional de Turismo do Meio do Mundo. O objetivo é promover o Estado e promover a integração entre os municípios, dando visibilidade à diversidade e potencializando novos roteiros turísticos para tornar o Amapá um destino turístico consolidado no cenário nacional e internacional.

O Amapá é considerado o Estado mais preservado do Brasil com 96% de sua cobertura vegetal intacta, sendo o único a ter a Capital cortada pela Linha do Equador e banhada pelo Rio Amazonas, atrativo natural para o desenvolvimento do turismo.

O Festival irá consolidar o “Meio do Mundo” como um produto turístico na Agenda Turística Nacional e Internacional; ampliando as relações já existentes entre países vizinhos como Guianas Inglesa e Francesa e o Suriname.

Exposições, Mostras Culturais, Debates, Seminários, Concursos, Rodadas de Negócios, espetáculos, Feiras e Shows Artísticos fazem parte da programação do Festival no Meio do Mundo. O II Festival Internacional será realizado em uma área de treze mil metros quadrados, com 81 stands no entorno do Monumento Marco Zero do Equador, e terá a participação dos 16 municípios do Estado com exposições de seus atrativos e produtos turísticos (naturais, históricos e culturais), além de equipamentos de lazer, realização de negócios turísticos, gastronomia e conhecimento.

No enredo do Festival será mostrado “Uma Viagem pelo Estado do Amapá” com exposição do potencial turístico, decoração e ornamentação típica de cada município em 20 stands divididos em cinco Pólos: Meio do Mundo, Castanhais, Tumucumaque, Pororoca e Extremo Norte. A divulgação de cada município possibilitará a formatação de novos destinos turísticos, agregando valor a produtos turísticos de cada lugar.

Histórico do Festival

Evento criado em 2005 reuniu quase 150 mil pessoas em 4 dias de festa em torno do Monumento do Marco Zero do Equador, que coincide com o fenômeno natural do Equinócio - que marca o início da Primavera no hemisfério sul. O Festival foi criado com objetivo de estabelecer estratégia de desenvolvimento do Turismo para dar visibilidade a nossa diversidade, potencialidade e a construção de novos produtos e roteiros turísticos, tornando o Amapá um destino consolidado no cenário Nacional e Internacional. A idéia na época era levar os visitantes a uma viagem pelo Amapá, tendo um contato próximo com suas peculiaridades em cada canto do Estado. Outra novidade do Festival foi o casamento coletivo com 200 casais que tiveram uma emoção singular ao contrair matrimônio no meio do mundo, em vista do equinócio, os dias e as noites terem a mesma duração e isso representa no casamento o “equilíbrio entre o homem e a mulher”.

Contatos: SETUR/AP www.setur.ap.gov.br - (96) 3212 5326.