Ano Paulino

A CPT/AP - Comissão Pastoral da Terra - e o biblista Sandro Gallazzi realizam a 1ª Semana Paulina. É o primeiro passo de uma programação que prevê a realização de seis semanas de estudo sobre a pessoa e os escritos do apóstolo São Paulo e que se insere na celebração do Ano Paulino, instituído pelo Papa Bento XVI para marcar os dois mil anos de nascimento de São Paulo. A 1ª Semana Paulina será realizada, de 25 a 29 de Agosto, das 19:00 às 21:30 horas, no Centro Diocesano das Pastorais, na av. Pe. Manoel da Nóbrega, 1000, próximo à igreja Jesus de Nazaré.

Os conteúdos desta semana são:

1. O CORPO DE PAULO: a pessoa, a história, os escritos.
O EVANGELHO DE PAULO: ai de mim se não evangelizar; a cruz loucura e escândalo; justificados pela fé.
A PROPOSTA DA ECLESIA: gente nova em Cristo; o corpo de Cristo; a vida na ágape.
O MISTÉRIO DO CRISTO SENHOR: reconciliados em Cristo; Cristo cabeça de tudo; Cristo o primogênito.
5. A FÉ NO SENHOR COMO CRITÉRIO ÉTICO: somos um em Cristo Jesus; chamados à liberdade; como convém ao Senhor.
O palestrante será Sandro Gallazzi, biblista, com doutorado em ciências da religião.

São convidados todas e todos que querem conhecer melhor a novidade evangélica vivida pelo apóstolo Paulo e sua atualidade para a sociedade contemporânea.

A inscrição pode ser feita no local do curso, gratuitamente. Se alguém quiser colaborar com os custos da iniciativa poderá fazê-lo livre e espontaneamente. Haverá material didático à venda.

A vida de Paulo é uma trajetória que contém todos os elementos da iniciação cristã: encontro com Cristo, conversão que brota da fascinação do encontro, inserção na vida da comunidade, conhecimento bíblico e doutrinal sempre em processo de crescimento e decisão pela vida missionária. Paulo é um fundador de comunidades, verdadeiro protetor dos grupos de reflexão, da Igreja nas casas. Ele mesmo fez a trajetória da iniciação cristã a partir da qual o que vale é a “nova criatura” (Gl 6,15) e a missão com desassombro (cf. At 9,26). O Ano Paulino ajudará para um relançamento da iniciação cristã na catequese e na vida da Igreja.

A ética cristã em Paulo é uma resposta ao amor fiel, eterno e imensurável do Pai, revelado em Jesus. É a ética do seguimento de Jesus, ética do discipulado, da vida no Espírito e não na carne. Temos em Paulo uma decidida ética sexual, matrimonial, familiar e social. “A fé sem obras é morta” (Tg 2,20) e “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) Nossa cultura voltou ao paganismo pela idolatria, imoralidade, consumismo e individualismo. O Ano Paulino é um reavivamento da ética cristã.