2º Festival Macapá de Cinema e Vídeo

A capital do Amapá, do dia 22 a 29 de setembro, sediará evento de importante expressão cinematográfica local e nacional. Trata-se da realização do 2º Festival Macapá de Cinema e Vídeo, com a promoção de oficinas de cinema e vídeo, Mostra Competitiva de Longas e Curtas - Metragens Brasileiros, II Mostra Macapaense de Vídeo e apresentações itinerantes, com o cinema voador. Uma oportunidade para revelar e premiar talentos do audiovisual, que podem ter seus trabalhos conhecidos em circuito nacional. As inscrições estão sendo feitas no Setor Cultural do Sesc Araxá, gratuitamente, até o dia 3 de setembro.

Participarão da Mostra Amapaense filmes pré-selecionados por uma comissão formada por representantes da UNIFAP e da Associação Brasileira de Documentaristas do Amapá (ABD). As exibições serão no Sesc Araxá, sempre a partir das 16h, acompanhadas por um júri de 5 personalidades convidadas que escolherão três trabalhos a serem premiados, segundo os critérios de qualidade artística, qualidade técnica, relevância cultural e comunicabilidade.

Os interessados devem encaminhar os trabalhos em DVD, impreterivelmente até o dia 3 de setembro, acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida, uma foto do elenco ou equipe de produção, para o Sesc Araxá, no endereço Rua Jovino Dinoá, 4311, Beirol, CEP:68902-030. O regulamento pode ser adquirido no local da inscrição.

Na Mostra Competitiva de longas e curtas-metragem o público presente às sessões elegerá o melhor filme, o melhor ator e a melhor atriz do II Festival Macapá de Cinema e Vídeo. Já na Mostra de Cinema Brasileiro - Cinema Voador, o trabalho itinerante levará o cinema à públicos de diversos bairros e comunidades da capital, com exibições das obras mais representativas da produção brasileira das últimas décadas. Alguns diretores, produtores e artistas serão convidados para a abertura das sessões.

As oficinas, também com inscrições inteiramente gratuitas, serão voltadas à elaboração de projetos de roteiros, linguagem; produção e formatação de projetos com vista a habilitação nas leis federais os Brasis, Curtas do Minc, Curtas Infanto-juvenis do MinC, Animação do MinC, Petrobras curta-metragem, Petrobras mídias digitais etc; processo de produção da idéia à finalização. Todos os ministrantes são cineastas habilitados e premiados no circuito nacional.

O Festival Macapá de Cinema e Vídeo é um evento concebido e executado pelo CECIBRA - Centro de Estudos Cineclubistas de Brasília - que tem como objetivo a promoção e difusão da cultura cinematográfica como forma de mobilização, educação e inclusão cultural e social.

O certame visa promover o desenvolvimento da cultura audiovisual no Estado do Amapá e estimular a sua integração com o restante da Região Norte e com o Brasil. Tudo isso, com o apoio na realização da ASACINE Produções - produtora do cineasta e produtor e técnico cinematográfico, Marcio Curi, com atuação em cinema desde 1967, e parceria com o Sesc Amapá, Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Macapá e a comunidade audiovisual do Estado.

Será um verdadeiro evento de fomentação do audiovisual, pontuado pela diversidade de temas, imagens, debates e intercâmbio cultural.

Assessoria de Imprensa do Festival
Rita Torrinha
Contato: 9111-5886