Programa Cozinha Brasil ministra curso para acadêmicos de Nutrição

Ewerton França

É comum descartar partes de alimentos como cascas e sementes no lixo. Muitas pessoas fazem isso, mas não os acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Seama. Através de uma parceria com o programa Cozinha Brasil do SESI, os alunos terão um curso sobre Educação Alimentar e Formação de Multiplicadores. Essa capacitação vai marcar as comemorações do Dia do Nutricionista no Amapá.

O curso é ministrado no Laboratório de Técnicas Dietéticas da Seama, pela egressa de Nutrição da Faculdade, Regina Aguiar. Hoje, ela é a coordenadora do programa no estado. Durante o curso, serão repassados assuntos como higienização antes da manipulação dos alimentos, higienização de alimentos, formas de educação alimentar a partir do aproveitamento de alimentos, entre outros.

Segundo a coordenadora de Nutrição da Seama, Catia da Silva Silveira, o objetivo da parceria é proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de novas habilidades a partir da apreensão de novos conhecimentos sobre a valorização da culinária local. “Além de permitir aos mesmos que se tornem multiplicadores das idéias sobre alimentação saudável”, destaca a coordenadora.

O curso tem um total de 10h/aula e, em cada aula ministrada, a turma irá preparar um cardápio diferente composto por prato principal, acompanhamento e sobremesa. A preparação da alimentação vai de acordo com o livro de receitas do programa. O curso vai atender uma média de 40 alunos de Nutrição divididos nos turnos da manhã e da tarde entre os dias 27 e 31 de agosto.


Sobre o Cozinha Brasil

O Cozinha Brasil é um programa do SESI que visa preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios. O objetivo é minimizar os problemas da fome no Brasil.