II Encontro dos Empretecos reúne centenas de empreendedores

O Encontro integrou mais de 200 empretecos e empreendedores em evento que teve como objetivo fortalecer a rede de contatos no Amapá, utilizando como ferramenta, conhecimento por meio de palestras e jogos estruturados, que evidenciaram comportamentos e características empreendedoras.

Denyse Quintas

O II Encontro de Empretecos e Empreendedores do Amapá reuniu vários participantes de Macapá e Santana, além de 45 empresários que vieram na caravana de Laranjal do Jari. O encontro integrou empresários e profissionais com perfil empreendedor motivados pelo mesmo objetivo de fortalecer a rede de contato e os aspectos comportamentais para o mundo dos negócios.

De acordo com Heleno Mendes, empresário do ramo de alimentos em Macapá (AP), a mudança de comportamento é visível após o treinamento. “Quem conhece o Empretec nunca mais é o mesmo, a visão empreendedora é paralela ao conhecimento adquirido na capacitação que provoca uma forma inovadora de encarar os negócios com planejamento, metas e diagnóstico de resultados”, disse.

O evento contou com a participação especial do vencedor da última edição do Programa Aprendiz 4 - o Sócio, Tiago Águiar, e do consultor técnico do Programa, Cláudio Forner. “Tive vários obstáculos, perdi diversas provas, mas nunca desisti, é essa postura e comportamento que transmito para os empresários e empreendedores do Amapá”, declarou Tiago Aguiar.

Abordando questões empresariais e atuando prioritariamente nos aspectos comportamentais dos participantes, o curso de formação empreendedora, Empretec, transforma a vida dos empresários e abre possibilidades de atuação no mercado. A constatação é dos próprios empretecos - termo que designa as pessoas que já realizaram o curso - quando avaliam as mudanças vividas após a experiência.

Empretec

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2006), que revela o nível de empreendedorismo no mundo, o Brasil é o décimo país com o maior número de pessoas que abrem negócios, sendo que quase metade da população conhece alguém que montou uma empresa nos últimos dois anos. Mas quais são as características que definem o potencial do empreendedor? Como os empresários brasileiros exercem a sua atividade no dia-a-dia?

A metodologia utilizada pelo Empretec foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o intuito de reforçar a capacidade empreendedora do participante, sendo atualmente aplicado em dezenas de países. As atividades propostas durante os nove dias do Empretec são exercícios de experimentação e práticas empresariais que podem ser aplicados na condução de um negócio.

Novas turmas em Macapá

Em Macapá, haverá uma turma participando de uma nova edição do Empretec no período de 15 a 23 de setembro. As inscrições já estão abertas e as entrevistas para a seleção de avaliação do potencial empreendedor dos candidatos começam no dia 5 de setembro, na área de Educação Empreendedora do Sebrae. Mais informações pelo telefone (96) 3312-2834.

O II Encontro de Empretecos e Empreendedores do Amapá aconteceu no dia 25 de agosto, no Ceta Ecotel. Entre os palestrantes estiveram o superintendente do Sebrae, João Alvarenga, e a diretora técnica Célia Brazão. O evento contou, ainda, com o apoio da diretora Rosemary Fabião e das equipes técnica e administrativa.