Trade Turístico discute o setor em Mazagão

Agências de viagens vêm se reunindo nos municípios do Amapá para identificar o potencial turístico nas regiões. Na Festa de São Tiago, a maior do Estado estiveram discutindo o setor com prefeitos e deputados.

Denyse Quintas
Fotos: Denyse Quintas

Em busca de apoio para desenvolver o turismo no Estado, foi realizada em Mazagão reunião do setor, com autoridades políticas na residência do prefeito do município, José Carlos Carvalho (Marmitão). O trade turístico do Amapá esteve representado pelas agências CVC Turismo (Carlos Vicente Cerchiari), Vip Tour, Guaratur, Amazon Voyace, Portal do Turismo, Point Tour, Sonave, Felix/Abav, Biatur e L’Amazone.

Segundo a diretora técnica do Sebrae e coordenadora da reunião, Célia Brazão, a equipe técnica do Sebrae e as nove agências de viagens estiveram na Festa de São Tiago para identificar no município a visão empresarial, as potencialidades da região para transformá-las em oportunidade de negócios. “A idéia é fazer o roteiro turístico para captar visitantes do Amapá e de outros estados”, disse.

O objetivo da reunião foi sensibilizar os prefeitos, deputados estaduais e federais que estavam visitando o município de Mazagão para apoiar o Sebrae e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih) a acreditarem no turismo como alternativa de desenvolvimento do estado.

O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel, citou como atrativo turístico da capital, o projeto ‘Macapá Verão’ e a lojística para montagem de estrutura e segurança dos balneários que estão sob a sua responsabilidade, lembrou, também, que a capital do Amapá possui a sétima guarda municipal do país, batalhão do turismo capacitado, e que ambos não têm investimentos de recursos federais. “A nossa vontade política é implantar o Plano Diretor da cidade, estamos tentando captar cinco milhões de reais para fortalecer e investir no turismo, e nos projetos ligados ao setor”, declarou o prefeito João Henrique.

Para o deputado estadual, Manoel Mandi, que considera o momento histórico para o município de Mazagão, “a parceria com o Sebrae conseguiu reunir várias lideranças políticas, entidades e empresários para discutir o turismo no Amapá, precisamos buscar integração com outros estados, nos aproximar do Pará e dos Platô das Guianas para trazermos turistas”, afirmou.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Solange Sussuarana, a entidade está somando com as ações do Sebrae para chamar os Núcleos de Agências de Viagens e de Hotéis para juntos superarmos os problemas no setor. “A visão turística dos gestores nos municípios está mudando, e já se vê os resultados no município de Mazagão pelo berço cultural existente e a oportunidade de negócio percebida”, declarou.

Como parte da programação, as equipes do Sebrae e Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) realizaram o Fantur (Viagem com empreendedores do setor de turismo para avaliar o local de um possível produto turístico).

Estiveram presentes, também, os prefeitos de Mazagão, José Carlos Carvalho (Marmitão) e de Calçoene, José Jorge Récio, a deputada federal, Lucenira Pimentel, vereadora do município de Mazagão, Irene da Silva Monteiro, secretário de obras de Macapá, João Trajano e a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, Nilda Oliveira.