Vereadores de Santana criam subcomissão da CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa

Integrantes da CPI instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, para apurar a Pedofilia, Exploração sexual de crianças e adolescentes e a pornografia infantil no Estado, presidida pelo deputado Ricardo Soares (PTdoB), receberam na sessão de ontem (31), a inclusão dos vereadores do município de Santana. A proposta da CPI da Pedofilia é trabalhar em parceria, formando subcomissões nas câmaras de vereadores de todos os municípios do Estado. Em Santana farão parte dos trabalhos a vereadora Roseli Matos (Dem), Robson Rocha (PTB) e Adelson Rocha (PPS).

A comissão com a presença dos deputados Camilo Capiberibe (PSB) e José Soares (PDT), além da vice-presidente Mira Rocha, também vários requerimentos. O deputado Ruy Smith (PSB), propôs que as ações da comissão sejam disponibilizadas através da mídia, com a confecção de cartazes, folders e peças publicitárias nas TVs. “Dessa forma, vamos buscar a adesão da população, tornando-a parceira essencial para o desenvolvimento dos trabalhos”, comenta o relator da CPI, deputado Ruy Smith, defendendo a criação de um site na internet, com a finalidade de divulgar os objetivos da comissão, a agenda, as ações desenvolvidas e estabelecendo um canal de comunicação com o povo. “A CPI deve buscar informar a população sobre o tema, divulgar suas ações, e estar apta a ouvir as pessoas. Essas são medidas necessárias a dar credibilidade e levar os trabalhos da comissão a bom termo”, frisou.

O relator da CPI, também propôs que os conselhos Tutelares do Estado do Amapá, sejam informados dos trabalhos da comissão e, que forma os conselheiros dispõe para contribuir com os trabalhos dos membros da comissão. “A CPI deve buscar parcerias na sociedade, que auxiliem nas informações. Os membros dos Conselhos Tutelares são peças importantes nessa rede de informantes, possibilitando o sucesso dos trabalhos da Comissão”, comentou o deputado, solicitando que os conselheiros de Macapá e Santana possam entrar nessa guerra.

Durante a sessão, também foi aprovado à instalação de uma linha telefônica que possibilite a população a ter acesso aos membros da Comissão. De acordo com o parlamentar os trabalhos da CPI da Pedofilia só terão êxito, se tiver a colaboração de todos. “Os que querem auxiliar o nosso trabalho, com informações e denuncias, precisam, pois, ter garantido um canal de comunicação com a comissão”, defende Ruy Smith.