NAEA abre inscrições para o curso Cooperação América Latina - União Européia

O curso pretende analisar os diversos programas financiados pela UE

O papel de instituições européias no crescimento de países pobres e em desenvolvimento será um dos temas tratados no curso promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), com apoio da Université du Havre (França) e da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições vão até o dia 21 de agosto, das 10 às 16h, na secretaria de eventos do NAEA -Campus do Guamá, Setor Profissional.

Com cerca de 28 milhões de euros por ano, mais da metade dos fundos globais, a comunidade européia tem participação significativa no desenvolvimento mundial. A UE mantém um intenso diálogo político com a América Latina, apoiando os esforços de integração econômica, preservação ambiental e de luta contra as desigualdades sociais. A ajuda externa da união na América Latina está ligada principalmente ao comércio intra-regional, além de setores como meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Devido a fatores como a falta de conhecimento sobre os programas de financiamento e a ausência de profissionais com formação para viabilizá-los, o Brasil não recebe investimentos expressivos da Comunidade Européia. Nesse contexto, a Universidade Federal do Pará tem grande importância na divulgação dos programas referidos. O curso, coordenado por Sílvio Figueiredo, Professor Doutor do NAEA, mostrará um quadro detalhado das possibilidades de auxílio financeiro.

As aulas serão ministradas pela Professora Doutora Leda Rouquayrol-Guillemette, da Université du Havre, que atuou no órgão europeu relativo à gestão da ajuda externa à América Latina. O auditório do NAEA vai sediar o curso, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, das 10h às 12h.

Mais informações: (91) 32017231/32017232 (Secretaria de Eventos- NAEA)