Seis países convidados para o II Festival de Turismo no Meio do Mundo

Em setembro, o Amapá será palco do II Festival Internacional de Turismo do Meio do Mundo. O lançamento está previsto para o dia 20 de agosto. O Festival será realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pode ter a participação de seis paises convidados.

O II Festival Internacional de Turismo do Meio do Mundo acontecerá no período de 20 a 23 de setembro na área de entorno do monumento do Marco Zero do Equador, com o objetivo de promover maior integração entre os municípios do Amapá e montar um roteiro turístico que mostre as potencialidades da região, além, de oferecer um novo espaço para comercialização do turismo. “O deve consolidar a marca Meio do Mundo, como grande produto da região Norte do Brasil”, disse, Deuzenir Oliveira de Souza, secretária de Estado do Turismo.

A Setur está elaborando uma programação que terá, entre outras coisas, a escolha da Miss do Festival, exposições dos 16 municípios do Estado, stands de países convidados, apresentações de dança, esportes radicais, comercialização de artesanato, casamentos (evento coordenado pelo Tribunal de Justiça do Amapá), praça de alimentação mostrando a culinária da região, rodadas de negócios e ciclos de palestras. Os organizadores querem trazer a cantora Fafá de Belém, como atração nacional.

No Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, acontecerá no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá o seminário “Turismo como Forma de Desenvolvimento e Inclusão Social”.

A primeira edição do Festival Internacional, em 2005, e reuniu mais de 30 mil pessoas. Para esta segunda edição, os organizadores esperam mais de 40 mil participantes. O evento coincide com o Equinócio no Meio do Mundo (dia 23 de setembro, às 06h59min). Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, o que constitui uma atração a mais para os visitantes.

O lançamento, previsto para o dia 20 de agosto em local ainda não definido pela coordenação. Estão sendo aguardados jornalistas de todo o país e de países convidados como: Chile, França, Portugal, Guiana, Suriname e Alemanha.

 

Valdecir Bittencourt