Denúncia sobre crime eleitoral poderá ser feita pelo 190

Para presidente do TRE-AP, apoio do Ciods será importante nas eleições

Uma parceria entre o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e a Justiça Eleitoral do Amapá permitirá que o Disque-Emergência 190 receba denúncias sobre crimes eleitorais.

“A Justiça eleitoral só poderá fazer um bom trabalho nas eleições se tiver o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Política Federal do Amapá”, disse o presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antonio de Souza.

O atendimento iniciará no Ciodes através do 190 e terminará no TRE. “A denúncia será recebida pelo soldado, que comunicará ao supervisor, e ele irá entrar em contato imediatamente com o TRE”, explicou a supervisora do centro, Major Vera. “A Justiça irá analisar se é crime eleitoral ou não”, disse o presidente do TRE-AP.

O 190 vai reforçar o atendimento às denúncias da população. Serão três canais de comunicação: o telefone 0800 2809905, pelo site do TRE (http://www.tre-ap.jus.br) e pelo e-mail: [email protected]

“A Justiça Eleitoral não vai conseguir sozinha fiscalizar os abusos de poder econômico e político, queremos contar com a consciência da população na denúncia de crimes eleitorais”, esclareceu o presidente.

“É importante garantir o sigilo das fontes e que as pessoas se sintam acolhidas durante o atendimento”, disse Carmo Antônio.