Melhoramento genético de açaí é tema de Dia de Campo em Mazagão



A Embrapa Amapá, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realiza na manhã desta sexta-feira, 7/8, no açaizal do Campo Experimental de Mazagão, município localizado a 65 quilômetros de Macapá, um Dia de Campo sobre Melhoramento Genético do Açaí, enfatizando tecnologias voltadas para a qualidade e aumento da produção de frutos no estado. A expectativa é de que 250 pessoas, entre técnicos de extensão rural e produtores de açaí, participem deste Dia de Campo.

A programação do Dia de Campo de Açaí será composto de três estações. Na primeira etapa, o pesquisador Silas Mochiutti abordará questões relativas ao promissor agronegócio do açaí no Amapá, em seguida a pesquisadora Maguida Fabiana da Silva apresentará os resultados preliminares dos trabalhos de melhoramento genético do açaí para qualidade do fruto. Na terceira etapa, o engenheiro florestal José Antônio Leite de Queiroz vai apresentar procedimentos corretos de produção de mudas de boa qualidade para açaizais de várzea no Amapá.

Durante o Dia de Campo, a Embrapa Amapá vai distribuir aos produtores amostras de sementes pré-germinadas de açaí nativo de várzea, obtidas por meio de seleção feita em açaizais da Embrapa em Mazagão, uma área de quase 8 hectares à margem do Furo do Mazagão. Estas sementes pré-germinadas de açaí poderão ser plantadas em fevereiro do próximo ano.

As sementes pré-germinadas estão acondicionadas em sacos de polietileno e são resultado do trabalho e colheita e seleção realizado pelos assistentes do Campo de Mazagão, Adinomar Rodrigues Nunes, José Barbosa da Costa, Enoque da Silva Lima e Carlos Alberto Belo Barreto. Eles realizaram a colheita dos frutos de açaí em três etapas, sempre observando os critérios de boa formação dos cachos, amadurecimento dos frutos do tipo chumbinho, que são menores mas oferecem maior teor de polpa.

Esta atividade faz parte de uma cooperação técnica entre a Embrapa Amapá e Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP) para transferência de tecnologias de produção de frutos de açaí, utilizando recursos do projeto Comunidades Duráveis, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird). O Dia de Campo será encerrado com um almoço (açaí na sobremesa) para todos os participantes, na sede do Campo Experimental de Mazagão

SERVIÇO: Os interessados em participar do Dia de Campo do Açaí devem se dirigir ao trapiche municipal em Mazagão, a partir das 7h30, onde haverá embarcações para transporte até o açaizal da Embrapa, que fica à margem do Furo do Mazagão, também chamado de Rio Beija-Flor.

Mais informações: Walter Paixão - Supervisor da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá: 4009-9555 / 9112-1222.

Dulcivânia Freitas