Fernando Haddad visita instituições de ensino em Santana

O ministro da Educação e comitiva visitaram o campus da Unifap em Santana, e a Escola Estadual Osvaldina Silva em Ilha de Santana

O ministro da Educação Fernando Haddad está em Macapá desde a segunda-feira (06), para uma visita de dois dias ao Amapá. Após sua chegada ao Aeroporto Internacional de Macapá, o ministro e sua comitiva, acompanhado do governador Waldez Góes e do prefeito de Macapá João Henrique, teve um encontro com a imprensa onde expôs os motivos de sua visita à capital do Estado.

Após o almoço no Ceta Ecotel, Haddad realizou uma visita ao Campus da Universidade Federal do Amapá em Santana, onde conheceu o laboratório de Arquitetura e a biblioteca do Campus. Às 17 horas a comitiva do ministro atravessou o rio Amazonas, chegando à Ilha de Santana, onde um grupo de alunos da Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva o acompanhou, saudando as autoridades com eventos culturais.

O retorno a Macapá se deu às 18 horas, onde o ministro gravou duas entrevistas em duas emissoras locais de televisão. Em sua declaração à Imprensa, ele sentiu-se impressionado por estar, pela primeira vez, navegando nas águas do maior rio do mundo, próximo ao Equador, onde ficou impressionado com a beleza natural da paisagem dos entrecortados de rios e igarapés, além do formato bem regional das escolas do Estado, na capital e em Santana.

Além do governador Waldez Góes, fizeram parte da comitiva do ministro os deputados federais Dalva Figueiredo e Sebastião Rocha, o secretário de Estado da Educação Adauto Bitencourt, e a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.

Está programada para esta terça-feira, uma visita à Fortaleza de São José (8 horas), lançamento da pedra fundamental do Centro de Ciências da Saúde da Unifap (8h50), e o lançamento de ações do Plano de Desenvolvimento da Educação no Amapá (PDE/AP), no Teatro das Bacabeiras, às 10 horas.

Em seguida, haverá assinatura do Termo de Adesão Compromisso Todos Pela Educação. Logo após, está presvista uma entrevista coletiva com a imprensa após o termo de Adesão, no Teatro das Bacabeiras.

O último compromisso do ministro será às 15h30: uma visita às instalações do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza. O retorno para Brasília está confirmado para as 17 horas.

Edgar Rodrigues