Escolas preparam alunos para as provas do Enem

Alieneu pinheiro

No dia 26 de agosto será realizado em todo Brasil a 10ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Amapá, 11.638 alunos das redes pública e privada irão realizar as provas em locais ainda não divulgados. O Enem serve como “termômetro” para avaliar o desempenho dos alunos do ensino básico, assim como, a qualidade de ensino ofertada a eles.

Muitas escolas vêm preparando seus alunos para as provas. O bom desempenho no Enem pode garantir uma vaga na universidade. O ProUni, por exemplo, é o programa do Governo Federal que adota o resultado do Exame como pré-requisito para a distribuição de bolsas de ensino em instituições privadas de nível superior.

O Colégio Seama é um exemplo de como as escolas se preparam para as provas do Enem. A instituição irá realizar simulados com os alunos. A base serão as provas dos Exames passados. No total, serão três simulados, aplicados no período da tarde. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio, Tatiana Duarte, a utilização do simulado é uma das alternativas utilizadas pela escola para preparar os alunos para o Exame. “Além dos simulados, os professores irão dar aulas de revisão para que os alunos tirem as suas dúvidas sobre a prova do Enem”, finaliza a coordenadora.