OLIMPIADAS ESCOLARES REÚNEM 4 MIL ATLETAS

Mais de 50 Instituições de ensino participam da segunda edição das Olimpíadas

Começou nesta quarta-feira, a segunda edição das Olímpiadas Escolares no Ginásio Avertino Ramos. O vice-governador Pedro Paulo prestigiou a abertura, que teve a apresentação das 52 escolas participantes. Os jogos acontecem até o dia 22 de setembro.

A competição que já foi chamada de Jogos Escolares teve em sua cerimônia de abertura a confirmação do espírito esportivo dos estudantes amapaenses. Escolas públicas e particulares apresentaram seus atletas para quase dois mil alunos, que estavam no ginásio.

Estudantes-atletas das escolas estaduais Tiradentes, Colégio Amapaense, Gabriel de Almeida Café, Escola Integrada de Macapá e Barão do Rio Branco, conduziram a tocha olímpica durante o revezamento. Cerca de 4 mil alunos da rede pública e privada de ensino vão participar dos jogos.

A chegada da tocha olímpica foi o ápice do evento. Pelas mãos do atleta da Escola Estadual Tiradentes, Rodrigo Magalhães Freire, a pira Olímpica foi acesa. Pedro Paulo vê o esporte como inclusão social, integração e espírito esportivo entre os atletas e estudantes.

Ao final das apresentações, começaram os jogos da modalidade futsal dos naipes feminino (Escola Maria Carmelita e Escola Moderno) e masculino (Escola Estadual Raimunda do Passos e Escola Estadual Castelo Branco).


Todos os dias, de segunda a sábado, haverá competições. A maioria das disputas ocorre no Avertino Ramos. As competições de natação acontecem na Piscina Olímpica do Esporte Clube Macapá; o atletismo ocorre no Segundo Batalhão da Polícia Militar, no Infraero, e os Jogos de Xadrez na Escola Santa Bartoloméa.

Serão 14 modalidades esportivas, nos naipes masculino e feminino de futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol, karatê, taekwondo, judô, atletismo, ciclismo, natação, boxe, tênis de mesa e xadrez. Os atletas serão divididos em duas faixas etárias. A primeira vai de 12 a 14 anos e a segunda, de 15 a 17 anos.

Os campeões das Olimpíadas Escolares no Estado participarão das Olimpíadas Escolares Nacional, que acontece para a categoria de 12 a 14 anos em Minas Gerais, em outubro e para 15 a 17 anos na Paraíba, no mês de novembro.

Bruna Martins