Começa a FIAM 2008: maior vitrine da Amazônia

A quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008) começa amanhã, às 8h, no Studio 5 Centro de Convenções, prosseguindo até sábado, dia 13. O evento, que já se consolidou como a maior vitrine dos produtos e das potencialidades amazônicas, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade de abertura, às 17h, reforçando o papel estratégico da Feira para o desenvolvimento da região e do País.

Também participam ministros de Estado, entre eles o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, coordenadores do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), além de representantes de delegações de 32 países.

Segundo a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, a cada edição a FIAM mostra a sua importância em âmbitos nacional e internacional, e seu prestígio pode ser mensurado pelo crescente número de participantes, vindos de diversos países. “Este ano, delegações de 32 países participam como palestrantes nos seminários, convidados especiais e nas rodadas de negócios. Todos os Estados da Amazônia Legal estarão representados na Feira, em estandes e nas rodadas de negócios”, destaca a superintendente.

O coordenador-geral da FIAM 2008, Jorge Vasques, afirma que a expectativa esse ano é superar em pelo menos 20% os resultados alcançados na última edição. “Na Rodada de Negócios, que conta com a participação de pequenas e médias empresas, temos 23 empresas-âncoras inscritas, interessadas em adquirir produtos amazônicos”, diz o coordenador ao observar que o volume maior de negócios é proveniente de contatos diretos realizados nos estandes, especialmente das empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), que somente no ano passado registraram faturamento de 25,6 bilhões e que devem chegar a US$ 30 bilhões até o final de 2008. “Muitos negócios também são realizados diretamente nos estandes do Estados participantes. Esses contatos feitos nos estandes e nos encontros realizados durante o evento geralmente rendem negócios a curto e médio prazos e não de forma imediata”, explica.

Programação

Além da exposição de produtos e serviços das empresas do PIM e dos Estados da região, rodadas de negócios e jornada de seminários, este ano a Feira dedica espaço a projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia nas áreas ambiental, científico-tecnológica e social. Trata-se do 1º Salão de Projetos para Investimentos em Negócios Sustentáveis. Além disso, a comunidade japonesa, presente no PIM e em toda a Amazônia, será homenageada pelos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Durante a FIAM 2008 também será realizada a Rodada de Integração Produtiva de Governadores da Frente Norte do Foro Consultivo de Município, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), formado por governantes dos países membros do bloco. O encontro faz parte do plano de trabalho do Foro, que inclui a realização de Rodadas de Integração Produtiva, com a finalidade de estimular oportunidades de cooperação entre governos e prefeituras no âmbito do Mercosul, a partir de intercâmbios de conhecimento sobre as iniciativas nacionais e regionais de apoio à integração de cadeias produtivas.

Participam do evento representantes do Uruguai, Paraguai, Brasil, Argentina, Chile, Equador e Venezuela. “São eventos relevantes para a Amazônia e a escolha da FIAM para sediá-los demonstra a importância da Feira Internacional da Amazônia para a região e para o País”, afirma Flávia Grosso.

A Rodada de Integração Produtiva conta com a parceria de diversos órgãos e entidades, como SUFRAMA, Governo do Estado do Amazonas, Banco da Amazônia, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e dos ministérios do Desenvolvimento, do Turismo e das Relações Exteriores.

Sobre a FIAM

A Feira Internacional da Amazônia (FIAM) é um dos eventos de maior destaque do país, uma vez que tem possibilitado a divulgação das potencialidades da região e contribuído satisfatoriamente com a consolidação do êxito do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), mediante a atração de novos investimentos.

Realizada a cada dois anos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a feira tem por objetivo promover o potencial econômico da Amazônia brasileira, sendo reconhecida como a maior vitrine de negócios da região.

A FIAM tem sido primordial para o sucesso do modelo Zona Franca de Manaus, na medida em que tem propiciado maior visibilidade ao modelo e à própria região, e contribuído com a atração de investimentos nacionais e estrangeiros.

CAS se reúne durante a FIAM 2008

Como parte da programação da edição 2008 da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2008), será realizada nesta quarta-feira, às 11 horas, a 14ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS). O evento acontece no auditório Floriano Pacheco, sede da autarquia.

Em pauta, a definição de 2009 como novo marco regulatório da bienalidade da FIAM. A finalidade é ajustar o calendário de realizações do evento para os anos ímpares a fim de evitar a coincidência com o período de disputas eleitorais.

De acordo com a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, a proposta pretende otimizar os resultados até então alcançados na Feira, uma vez que as limitações impostas pela legislação eleitoral restringe a divulgação e aprovação de peças publicitárias na ocasião e nos períodos que antecedem ao evento.

A superintendente esclarece ainda que a realização da FIAM em anos eleitorais afeta a participação de governadores, prefeitos e parlamentares da região por estarem envolvidos no pleito, cujas ausências comprometem a compreensão da importância da Feira Internacional da Amazônia.

Site: www.suframa.gov.br/fiam

Mais informações à imprensa:

Márcia Valéria
(92) 9194-6926
[email protected]

Claudia Dias
Banco de Projetos - AMBP
Assessoria de Imprensa FIAM 2008
(11) 3288-8424 // 3251-2359 // 9301-6061
[email protected]