Noite de jazz no Largo dos Inocentes

Toda sexta-feira a magia da música instrumental toma conta do Largo dos Inocentes, no centro histórico de Macapá. A partir das 20 horas o projeto Concertos de Verão, da Confraria Tucuju, recebe um público cada vez mais eclético e fiel, que vai em busca de música de altíssima qualidade, executada por artistas do Amapá e convidados.

O projeto estreou em agosto e já está na sua 6ª apresentação. Passaram por lá Clarinetada, Amazon Music, Lolito do Bandolim e Regional do Meio do Mundo, Marinaldo Martel Quarteto e Nonato Leal e Venilton Leal. Na próxima sexta o Concertos de Verão trará ao Largo o grupo Amazon Jazz, formado por professores e alunos da Escola de Música Walkíria Lima.

Com dois anos de existência, o Amazon Jazz toca ritmos influenciados pela música africana como o jazz, blues, gospel, funk, samba, entre outros. É composto por Edson Moreira Costa “Fabinho” (Guitarra); Gustavo Gonçalves Quintanilha (Contrabaixo Elétrico); José Paulo do Nascimento Souza “Paulinho” (Bateria); Lucas Borges (Teclados); Eliseu Sampaio (Trompete) e Josiane Carvalho “Bibi” (Saxofones e Flauta Transversal).

O grupo participou recentemente do 1º Festival de Música Instrumental do Amapá, classificando em 4º lugar a música Um Samba Para Nicholas, composta pelo guitarrista Edson Moreira Costa “Fabinho”. Os componentes da Amazon Jazz tem buscado qualificação nos principais festivais de música, Workshops, MasterClass, ocorridos nos estados brasileiros, trazendo essas experiências para o trabalho que desenvolvem na Escola de Música Walkíria Lima.

O Show, dirigido pelo contrabaixista Gustavo Quintanilha, aborda obras primas de intérpretes e compositores da Worl Music misturados com elementos da música regional amapaense. Trabalho feito com a liberdade criativa que o jazz permite. Enquanto isso, a lua e o vento se preparam para receber o público no Largo dos Inocentes para mais espetáculo de música instrumental. Só quem já foi lá sabe da magia que tem aquele lugar.

Serviço

Projeto: Concertos de Verão

Realização: Confraria Tucuju

Parceria: Coordenadoria de Cultura do Município e Secretaria de Cultura do Estado

Data: 12 de setembro de 2008 (sexta-feira)

Local: Largo dos Inocentes

Hora: 20 horas

Márcia Corrêa

Jornalista