Festival do Abacaxi se mostra evento de empreendedorismo

Comerciantes do município aproveitam a oportunidade de negócios e aumentam seu faturamento nos dias do Festival

Beliza Alfaia
Fotos: Beliza Alfaia

O XVI Festival do Abacaxi, evento tradicional do município de Porto Grande, recebeu investimento da ordem de R$ 160 mil, reunindo os esforços de parceiros como Governo do Amapá, Sebrae e Prefeitura Municipal de Porto Grande. De acordo com o prefeito do município, José Maria Bessa de Oliveira, a expectativa de público superou os anos anteriores e traduziu-se em um grande número de vendas para os comerciantes locais, favorecendo a economia do município. O festival contou com a presença de bandas locais e nacionais como o grupo baiano Badalada, que agitou a primeira noite de festival.

A turista Nayara Leandro, freqüentadora anual do evento, disse que “o Festival, esse ano, foi muito mais organizado em termos do cuidado com a higiene, padronização de barracas e dos produtos comercializados e, principalmente, a diversidade de doces e drinks feitos do abacaxi”.

A técnica do Sebrae, Deusanira Nery, afirmou que “o Sebrae esteve presente com a padronização dos agricultores, o atendimento das barracas por meio de distribuição de camisetas e aventais do evento, kits de higiene e rótulos personalizados para os produtos a serem vendidos, além de contribuir na organização do ponto de venda”. Segundo a agricultora Maria dos Santos, “as receitas aprendidas no curso de gastronomia, como salada de frango defumado com Abacaxi, pirarucu com abacaxi, lombo com abacaxi, merengue de abacaxi, peixe com alcaparra foram grandes atrativos deste ano e contribuíram para o aumento de nossas vendas”.

Cerca de 30 famílias agricultoras da localidade Perimetral Norte foram beneficiadas com cursos de Higiene e Manipulação de Alimentos, Formação de Preços e Culinária do Abacaxi ministrado pelo Sebrae, no mês que antecedeu o festival. O prefeito José Maria Bessa explica que “a participação do Sebrae foi muito importante, pois capacitou os agricultores através de orientação e monitoramento, dando o suporte técnico necessário durante todo o evento”.

Este ano, o Festival do Abacaxi aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de setembro.

Serviço:

Sebrae no Amapá:

Assessoria de Comunicação: (96)3312-2832/8117-7841