Inscrições para oficinas de cinema encerram nesta sexta-feira

Encerram nesta sexta-feira (14/09) as inscrições para as oficinas de “Roteiro e Linguagem Cinematográfica”, “Produção e Formatação de Projetos” e “Processo de produção, da idéia à finalização”, previstas na programação do II Festival Macapá de Cinema e Vídeo. As inscrições, bem como as oficinas, ocorrerão no Sesc Araxá, de 23 a 28 de setembro. Os interessados devem procurar o Departamento de Cultura do Sesc.

Será uma semana inteira destinada ao conhecimento, aperfeiçoamento e interatividade de técnicas em audiovisual, com aulas ministradas por profissionais gabaritados do circuito cinematográfico brasileiro. Confira as temáticas das oficinas:

ROTEIRO E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - sob a orientação do cineasta Renato Barbieri, esta oficina terá como base a narrativa documental e será dividida em dois módulos. O primeiro módulo apresentará um rápido histórico da evolução do documentário, desde os Irmãos Lumiére, até as produções mais recentes, brasileiras e mundiais. Após esse módulo, os participantes da Oficina serão agrupados segundo suas afinidades narrativas, para o desenvolvimento de seus roteiros.

Renato Barbieri é cineasta com experiência em televisão, documentário e ficção, é diretor desde 1984, como integrante da produtora paulista "Olhar Eletrônico". Dirigiu o "Jornal de Vanguarda", na Band, e realizou 25 documentários, dentre os quais "Atlântico Negro ? Na Rota dos Orixás", "A Invenção de Brasília", "A Liga da Língua", "Do Outro Lado da Sua Casa" e "Malagrida". O filme "As Vidas de Maria" marca sua estréia na ficção. Seus projetos e filmes venceram 27 prêmios.

PRODUÇÃO, FORMATAÇÃO DE PROJETOS - oficina de produção, sob a orientação do produtor Marcio Curi. Tratará da formatação de projetos, com vista a habilitação nas leis federais de incentivo e à participação nos concursos nacionais de projetos como Doc TV, Revelando os Brasis, Curtas do Minc, Curtas Infanto-juvenis do MinC, Animação do MinC, Petrobras curta-metragem, Petrobras mídias digitais etc. Durante a realização da oficina, os participantes, divididos em grupos, desenvolverão alguns projetos escolhidos na abertura da oficina.


Márcio Curi é cineasta e produtor, com atuação em cinema desde 1967. Participou da produção de 14 longas-metragens (seis deles premiados), mais de 30 curtas-metragens (doze premiados). Na sua filmografia destacam-se os longas "Filhas do Vento", de Joel Zito Araújo, com 8 kikitos no Festival de Gramado 2004, "Araguaya, a Conspiração do Silêncio", de Ronaldo Duque, "Louco Por Cinema", de André Luiz Oliveira, com 6 Candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 1994 e, "Cascalho", Melhor Filme do I Festival Macapá de Cinema e Vídeo.

PROCESSO DE PRODUÇÃO-DA IDÉIA À FINALIZAÇÃO - sob a responsabilidade do cineasta e documentarista Hermano Figueiredo. O passo a passo da realização, as diversas fases de como transformar uma boa idéia num bom projeto, da definição da forma de abordagem à escolha da narrativa, de como contar algo por imagens. Exibição comentada e debatida de filmes do orientador Hermano Figueiredo e de outros cineastas.

Hermano Figueiredo é um ativista do Cinema Nacional, posiciona-se no conteúdo de suas produções, como um apaixonado por cinema. Líder do Movimento Sem Tela, tem satisfação em levar o cinema àqueles que não tem acesso e sair por aí, por cidadezinhado interior do Brasil, projetando filmes em rede de dormir, vela de jangada e até em barriga de vaca! Para Hermano o cinema é concluso em si e não precisa de grandes salas com ar condicionado e refrigerante de balde para que seja uma experiência mágica. Paralelamente desenvolve sua produção pessoal e atua na ONG Ideário Comunicação e Cultura (http://www.ideario.org.br/).

As oficinas de “Roteiro e Linguagem Cinematográfica” e de “Produção, Formatação de Projetos” terão as vagas limitadas a 20 participantes, selecionados pelos próprios orientadores, com base nas informações da ficha de inscrição que deverá vir acompanhada de:

Para as oficinas de “Roteiro e Linguagem Cinematográfica” e de “Produção e Formatação de Projetos”:

1) breve currículo;

2) descrição sumária do roteiro a ser desenvolvido (um projeto pré-elaborado);

3) carta de próprio punho informando qual a sua intenção em fazer essa Oficina.

A oficina “Processo de Produção da Idéia à Finalização” terá um limite de 30 pessoas e a seleção será feita de acordo com a ordem de entrega das fichas de inscrição, devidamente preenchida. O resultado da seleção com a lista de participantes será divulgado no próprio Sesc Araxá e nos principais meios de comunicação da cidade de Macapá.

Rita Torrinha