Tecnologia é apresentada por professores amapaenses em evento do Sul

O trabalho dos docentes foi selecionado entre 44 artigos para ser apresentado em congresso de tecnologia

Alieneu Pinheiro


A tecnologia estará em pauta no maior evento ligado à área da computação, a “Escola Regional de Redes de Computadores”. O encontro está na sua 5ª edição e tem como principal objetivo proporcionar aos professores, profissionais e alunos da área de tecnologia, fóruns voltados para a discussão e divulgação das atividades e pesquisa do campo tecnológico. O evento será promovido pela Universidade Federal de Santa Cataria e acontece na cidade de Santa Maria (RS) nos dias 12, 13 e 14 de setembro.

Trabalhos de várias instituições de ensino superior de todo Brasil que oferecem cursos de Tecnologia irão expor assuntos ligados á área da informática. O Amapá será representado pela Faculdade Seama pelos docentes Klenilmar Dias e Klissiomara Lopes.

Intitulado de “Re-roteamento Dinâmico de Túneis LSP’s na Ferramenta GLASS: uma proposta de Implementação”, o artigo mostra um novo módulo no simulador GLASS que é baseado em Java, para dimensionamento da engenharia de tráfego em redes ópticas baseada na tecnologia GMPLS.

O artigo foi selecionado entre 44 trabalhos inscritos. Destes, 23 foram escolhidos para a seleção. No final, restaram somente dez aprovados para concorrer aos cinco melhores artigos do congresso, entre eles o dos professores.

Segundo Klenilmar Dias, a pesquisa foi desenvolvida para atender aos cursos de Redes de Computadores e de Sistemas de Informação. “O trabalho foi desenvolvido com conceitos direcionados às áreas de Redes de Computadores e Sistemas da Informação para auxiliar os acadêmicos que estão em busca de novos conhecimentos”, explica o docente.

O congresso é considerado o 3º melhor no Brasil direcionado à comunicação de dados. “Estarão reunidos pesquisadores de todo o Brasil, sendo assim, teremos acesso aos novos campos de pesquisa e de posse deles iremos direcioná-los para o mercado local”, concluiu Klenilmar.