Macapá sedia a 1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

O tema é “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: superando as Desigualdades”

“Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades” é o tema da 1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, na Universidade Federal do Amapá.

A conferência representa uma oportunidade de avanço da consciência social e compromisso do Estado na proteção e promoção dos Direitos Humanos. Ela vai reunir atores envolvidos na organização e mobilização em torno da construção de uma política de Estado que trate os direitos humanos de maneira integrada.

A palestra tema da conferência será do assessor especial da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ivair Augusto dos Santos, representante do ministro Paulo Vannuchi, e Wellington Pantaleão da Silva, assessor da Secretaria Executiva da Conferência Nacional dos Direitos Humanos.

O segundo dia da conferência será aberto com a aprovação do regimento interno da 1ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. E segue durante toda a manhã com palestras propostas em seis eixos orientadores: universalizar direitos em um contexto de desigualdades; violência, segurança pública e acesso à justiça; pacto federativo e responsabilidades dos três Poderes, Ministério Público e da Defensoria Pública; educação e cultura em direitos humanos; integração democrática entre o Estado e a sociedade civil e desenvolvimento e cultura em direitos humanos.

A conferência também servirá de preparação para a 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada no período de 15 a 18 de dezembro de 2008, em Brasília. Este ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos comemora 60 anos.

SERVIÇO

1ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

Data: 11 e 12 de setembro de 2008

Local: Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá

Hora: 17h30 Às 21h30 (primeiro dia) e 8h15 às 18h (segundo dia)


Márcia Serrano