Iniciam no Sebrae as oficinas para o Carnaval 2008

Escolas de samba, blocos e grupos folclóricos estão recebendo capacitação de profissionais da escola carioca Beija-Flor de Nilópolis.

Denyse Quintas
Colaboradora - Renata Monteiro

Serão quatro etapas, com 13 capacitações que se estendem até dezembro. As oficinas são direcionadas aos profissionais das escolas de samba, blocos e grupos folclóricos do Amapá.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Célia Brazão, a parceria entre Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Macapá para o carnaval 2008 inicia com as oficinas. “A intenção é profissionalizar as pessoas envolvidas no carnaval e fortalecer essa atividade empreendedora, uma atividade econômica que gere emprego e renda”, disse.

Para o secretário de Cultura de Macapá, Sérgio Lemos, esse projeto tem por objetivo possibilitar o aprimoramento do carnaval nos desfiles das escolas de samba. Investindo nos profissionais que fazem esse espetáculo, na produção com a perspectiva de dar a visão de sustentabilidade às escolas para que durante o ano todo, esses profissionais possam atuar em outras áreas do setor cultural ou em produções artísticas que existam no estado.

As oficinas estão sendo aplicadas por profissionais da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Esta semana Macapá recebe a figurinista e desenhista, Bruna Bi.

19/09 - Oficina de Pesquisa de Retratação do Enredo e Documentação do Carnaval
20/09 - Prática de Desenho para Confecção de Figurino
21/09 - Adereçaria - Fantasias e Alegorias

“O propósito maior é para que os profissionais do carnaval comecem a perceber a oportunidade que se têm o ano inteiro. Nós queremos que as escolas se movimentem criando o seu próprio fundo de recurso e realizem suas atividades antecipadamente, tornando-se profissionais e auto-sustentáveis”, declara a diretora do Sebrae, Célia Brazão.

A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que apresentou seus sambas-enredo no Canecão, na segunda-feira, 17, contará com o apoio do Sebrae do Amapá no Carnaval 2008.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá, Alberto Góes, esteve presente no evento que prestigiou a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã da Liga das Escolas de Samba, e que em 2008 irá contar a história de Macapá, no dia em que celebra 250 anos.

“O Sebrae do Amapá juntamente com o Governo e a Prefeitura da região irão apoiar e dar um suporte à Beija-Flor, que em contrapartida levará seus técnicos e carnavalescos à capital do estado para capacitar as escolas de samba da cidade. Estamos muito orgulhosos por levar às escolas de samba o espírito de empreendedorismo”, afirma Alberto Góes, que já garantiu seu lugar no desfile da escola.

O carnavalesco Alexandre Louzada e os diretores Fran Sérgio, Laíla e Ubiratan Silva encontraram em Macapá a inspiração perfeita para o carnaval de 2008. Além de comemorar 250 anos, a região é a única onde se encontra uma espécie rara da ave que dá nome a escola, o Beija-Flor “Brilho de Fogo”.

Louzada por meio do tema “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo” pretende representar as maravilhas de uma região que se encontra no centro da terra. Sua cultura, folclore e crenças.

Entre as diversas parcerias firmadas, para o amapaense ter acesso às informações do desfile da escola de samba do Rio de Janeiro, no próximo, sábado (22), às 19h, no Midas Night, acontece o lançamento do site: www.macapanabeijaflor.com.br, espaço que será utilizado para comercialização das fantasias da Escola Beija-Flor de Nilópolis.