Autor da novela Mandacaru ministra curso de dramaturgia para companhias de Teatro do Amapá

Sebrae contrata autor da novela Mandacaru da extinta Tv Manchete para ministrar cursos em Macapá.

Fernanda Picanço
Foto: Espetáculo Coroa de Dálias

Companhias de teatro do Estado do Amapá terão a oportunidade de participar de duas grandes ações durante o mês de setembro: O Curso de Dramaturgia e as Consultorias de Textos Teatrais. Ambas ministradas pelo ator, diretor, produtor e dramaturgo Calixto de Inhamuns, que estará em Macapá de 21 a 30 deste mês.

Calixto de Inhamuns é formado em educação artística com habilitação em artes cênicas. Trabalha no meio teatral desde a década de 60 e chegou a ser premiado em 1982 pela produção do Espetáculo “Bella Ciao”, de Luiz Alberto de Abreu. A peça recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Interprete da Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca) e o Troféu de Mambembe de Melhor Produtor. Em 2006 foi vencedor no Festival Nacional de Vídeos - Colatina como Melhor Roteiro do vídeo “Quem tem mais unha sobe na parede”. Autor de 120 capítulos da novela Mandacaru da extinta TV Manchete e posteriormente contratado pelo SBT para retomar as oficinas de roteiros e tocar novos projetos na área de teledramaturgia.

O Sebrae no Amapá em parceria com a Federação Amapaense de Teatro - Fate e Federação Amapaense de Teatro Amador - Fata, contratou o instrutor para ministrar o Curso de Dramaturgia e prestar consultorias para textos teatrais às companhias de teatro amapaenses.

Segundo o gestor do Núcleo de Economia da Cultura, Maikon Richardson, “Esta ação vem somar de forma profunda na criação e desenvolvimento de textos teatrais das companhias amapaenses. O Amapá é um dos estados que mais tem companhias de teatro com espetáculos desenvolvidos em cima de textos próprios, mas é necessário investir na qualificação deste segmento para competir em igual com companhias de teatro nacionais”.

O Curso de Dramaturgia acontece no período de 21 a 25 deste mês, na sala 5 do Centro de Treinamento do Sebrae no horário de 18 as 22 horas. As Consultorias para Textos Teatrais acontecem no período de 21 a 30 deste mês no Teatro das Bacabeiras na sala de imagem e Som de 18h às 22h.

Cerca de 20 companhias estarão participando das ações, alguns dos resultados estarão sendo apresentados na Casa da Amapalidade em novembro na Feira do Empreendedor.

Os interessados devem procurar as federações para obterem mais informações.