IV Etapa do Projeto Palco Giratório traz o grupo Delírio de Teatro (Paraná)

Ewerton França/COMAR

Acontece nos dias 24 e 25 de setembro a IV etapa do Projeto Palco Giratório - Rede Sesc de Intercâmbio Cultural, com o grupo Delírio de Teatro - espetáculo 'Capitu Memória Editada'.

Programação

24 de setembro - Salão de Eventos do Sesc Araxá, às 20:30

25 de setembro - Cursinho Desafio, às 20h

A entrada custa 01 quilo de alimento não-perecível que será doado ao programa Mesa Brasil.

Peça teatral

Capitu faz parte da obra 'Dom Casmurro' de Machado de Assis. A proposta da peça não é levar o romance ao palco e sim, a sensação de mistério que o livro traz.

"Não é nem o que o leitor entende do livro e não é o livro. É a dúvida, o mistério, a memória e a fantasia", explica Edson Bueno, diretor da peça.

A trama é contada pelas lembranças de Bentinho e de personagens paralelos e contemporâneos que surgem ao longo da peça. Eles interagem com o texto de Machado de Assis e fazem referência a ele. Um outro ponto forte da peça é que o público é convidado a preencher lacunas que surgem do decorrer da trama.

Essa nova leitura foi uma iniciativa de Janja, atriz que integra o elenco. Segundo a atriz, a idéia de realizar a montagem partiu de um gosto pessoal pelo romance e, trabalhando o texto com Edson Bueno, percebeu que o texto original era sobre memória.

"Queríamos privilegiar a literatura. Quando a gente começou a ensaiar, fizemos referência aos contadores de histórias. Isso deu o tom e a linguagem da peça", comenta Janja.