Pacote turístico inclui o Amapá na rota do turismo internacional

O roteiro reúne no mesmo pacote promocional as belezas turísticas do Brasil, Guiana Francesa e Suriname

Beliza Alfaia

A III Reunião do Acordo Internacional de Definição do Roteiro Turístico Integrado teve o objetivo de implementar um roteiro turístico integrado ressaltando os principais pontos turísticos dos três países participantes: Brasil, Guiana Francesa e Suriname. O encontro faz parte do calendário do II Festival de Turismo no Meio do Mundo e foi realizado na sala de reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP.

O roteiro reúne no mesmo pacote promocional as belezas turísticas dos três países em 12 dias de viagem pelas cidades de Caiena, na Guiana Francesa, Paramaribo em Suriname, além do Parque do Tumucumaque, distrito do Curiaú e Macapá, no estado do Amapá.

O primeiro encontro das comitivas aconteceu no mês de maio na Guiana Francesa, onde ficou decidido que o Comitê de Turismo da Guiana Francesa seria responsável pela operacionalização do acordo no ano de 2007, a Secretária Estadual de Turismo em 2008 e a Fundação de Turismo do Suriname em 2009. O acordo foi reiterado em 28 de julho na cidade de Paramaribo. A terceira reunião aproveita a oportunidade do II Festival de Turismo no Meio do Mundo, em Macapá, para socializar sobre as decisões tomadas pelas comissões que prevêem a promoção conjunta de um roteiro turístico integrado entre Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

O acordo também planeja a divulgação do pacote turístico em feiras, a promoção de excursões a pontos turísticos (Fanturs), além de confecção e distribuição de material de divulgação produzido nos três idiomas, vídeos de divulgação e CD-ROM com link integrado aos sites dos três países participantes.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Alberto Góes, “a oportunidade soma as raras belezas que estes territórios possuem, desde as praias caribenhas do Suriname até as montanhas do Tumucumaque no Amapá”.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária estadual de Turismo do Amapá, Deuseni Oliveira, o presidente do Comitê de Turismo da Guiana Francesa (CTG), Jean-Elie Panelle e o representante do Suriname.

O Sebrae no Amapá é parceiro no acordo e esteve presente na primeira reunião na Cidade de Caiena, representado pela diretora técnica, Célia Brazão, que manteve contato com os representantes para selar o acordo existente desde 2003. “É uma honra para o Sebrae receber os representantes do Platô das Guianas para participar desse II Festival de Turismo no Meio do Mundo”.

Para o presidente do Comitê de Turismo da Guiana Francesa - CTG, Jean-Elie Panelle, “somos países que pertencemos à mesma região e, apesar de possuirmos sistemas politicamente diferentes, superamos obstáculos para promover o bem comum”.

Para concretização do evento durante os três anos de programação serão investidos 28,7 mil euros e para produção do material de divulgação 10,7 mil euros a serem divididos entre as comissões.

O roteiro integrado também terá espaço garantido no stand do Estado do Amapá que será montado no Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em janeiro de 2008.