Peregrinações abrem a programação do Círio em Macapá

Começa nesta segunda-feira, 01 de outubro, a programação das peregrinações em preparação ao Círio de Nazaré 2007 em Macapá. No domingo, dia 30, às 19h, na nova Catedral de São José, ocorre a Celebração do Envio, presidida pelo coordenador geral do Círio, padre Paulo Lepre, que abençoa e envia as pessoas responsáveis em organizar e acompanhar as visitas das duas imagens da Mãe de Jesus em diversos locais da cidade.

A imagem menor e mais antiga visitará as paróquias, saindo dia 01, às 08h30, da Catedral para a antiga Damf e igreja de São Benedito, Laguinho. Chegando às 18h30 e saindo às 08h30 do dia seguinte, conduzida por uma pequena carreata, a agenda da Peregrinação I é a seguinte: dia 2, APAE e paróquia do Rosário, no Jardim II; dia 3, paróquia Nossa Senhora de Nazaré, bairro Brasil Novo; dia 4, Politec e paróquia Jesus de Nazaré; dia 5, Seed e paróquia de Fátima, no Santa Rita; dia 6, abrigo São José e paróquia Piamarta, bairros Marabaixo; dia 7, Exército e paróquia Sagrado Coração de Jesus, Buritizal; dia 8, paróquia Bom Pastor, Congós; dia 9, paróquia Bom Samaritano, Zerão; DIA 10, Unifap e paróquia São Pedro, Beirol; dia 11, paróquia Nossa Senhora da Conceição, Trem e dia 12, retorna à Catedral de São José.

A imagem maior e mais recente passará por instituições públicas, de acordo com a programação da Peregrinação II: dia 01, sai da Catedral para o Palácio do Governo e Hospital das Clínicas; dia 2, Hospital da Mulher; dia 3, Hospital das Crianças; dia 4 escola Santa Bartoloméa; dia 5, Iapen; dia 7, hospital São Camilo; dia 8, Hospital de Emergência; dia 9, escola Coaracy Nunes; dia 10, escola Dom Aristides; dia 11, colégio Moderno e dia 12 retorna à Catedral. Em cada lugar são preparadas celebrações e momentos de reflexões, com base no tema do Círio 2007: "Com Maria, missionários neste chão".

Peregrinação, do latim per agros, quer dizer, pelos campos. É uma jornada realizada por um devoto a um lugar sagrado. Há quase duas décadas as peregrinações fazem parte da programação do Círio da Diocese de Macapá, proporcionando momentos de fé e esperança para muitas pessoas que sofrem ou enfrentam algum tipo de dificuldade, assim como, alegrar e motivar os milhares de fiéis que se preparam para participar da Santa Missa e procissão do Círio no segundo domingo de outubro.

Novidades - A I Corrida do Círio, dia 12; carreata e tarde de Louvor, dia 21, na igreja Nossa Senhora da Conceição, Trem, no chamado Recírio, a procissão das luzes, encerrando a Festa de Nossa senhora de Nazaré, são as novidades da programação em 2007. As outras mudanças já ocorreram no ano passado, como no caso do itinerário da trasladação, na véspera do Círio, que sai da Catedral de São José para a igreja Nossa Senhora de Fátima, e da procissão do Círio, saindo pela rua Hildemar Maia, seguindo o mesmo percurso até a praça Veiga Cabral, em frente da antiga Catedral.

Dia 14, às 19h, começa o Novenário, com a participação das paróquias, pastorais e movimentos diocesanos. Dia 20 acontece, mais uma vez, o Círio das Crianças, às 16h, pelas ruas do Centro. Também dia 20, a partir das 20h, a programação social, com o tradicional jantar familiar, leilão e bingo, na quadra da paróquia São José. As cartelas para o sorteio de prêmios já estão sendo vendidas nas paróquias e com a comissão social.

As doações, inscrição para a sonorização e outras contribuições devem ser feitas diretamente no escritório da paróquia São José, no Centro, ou com os membros das comissões oficiais do Círio. Ninguém está autorizado a receber nenhum tipo de doação em nome do Círio de Nazaré.

(Oscar Filho - Pastoral da Comunicação)