Embrapa Amapá expõe tecnologia e arte na 45ª Expofeira Agropecuária



A transferência de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para as escolas famílias agrícolas e agroextravistas do Amapá, a arte fotográfica que registra a singularidade de Macapá, as publicações disseminando conhecimento para públicos de diversas idades, têm espaço garantido na 45ª Expofeira Agropecuária do Amapá, o mais importante evento de negócios e entretenimento do Estado. A Expofeira acontece de 6 a 14 de setembro no Parque de Exposições de Fazendinha, a 12 quilômetros do centro de Macapá, em uma área construída de 20 mil m².

Além da comercialização de produtos agrícolas, exposição de serviços em vários segmentos da economia regional, venda de animais de genética melhorada, rodeios, cursos e oficinas, a 45ª Expofeira também reserva ao público shows musicais com as bandas Capital Inicial e Calcinha Preta, entre outras. Para encerrar o evento, está confirmado o show do padre Antônio Maria e Banda. A 45ª Expofeira Agropecuária do Amapá é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-AP.

No estande da Embrapa Amapá, o visitante é convidado a conhecer produtos que resultam de pesquisas feitas pela empresa em comunidades do interior do estado, congregando o conhecimento científico, o saber das populações tradicionais e as parcerias com diversas instituições estaduais, federais e privadas.

Este ano a vitrine do estande da Embrapa Amapá é representativa das publicações impressas e eletrônicas sobre diversos temas da agropecuária brasileira, destinadas a divulgação dos resultados de pesquisas científicas em forma de livros, cartilhas, programas de rádio e de TV produzidos pela Embrapa. O visitante também conhecerá variedades de mudas de feijão-caupi, de cupuaçu, de açaí e de bananas, e o trabalho da Embrapa Amapá com estas culturas feito junto a alunos das escolas famílias do Estado, a maioria filhos de agricultores que repassa os conhecimento adquirido na escola para seus familiares e comunidade do entorno.

Para apreciar o sabor destes produtos, haverá degustação de baião de dois feito com feijão-caupi, creme de cupuaçu e castanha in natura. Outros atrativos são as diversas espécies de moscas-das-frutas identificadas no Amapá, estes insetos estão entre os mais prejudiciais à agricultura mundial e devido à ameaça que representam para este importante segmento da economia brasileira, a Embrapa desenvolve pesquisas para identificar fatores que podem contribuir para o programa de combate às moscas-das-frutas, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura. Atualmente, a Embrapa Amapá coordena uma rede regional de pesquisas sobre moscas-das-frutas.

Uma novidade especial é a parceria com os fotógrafos Kelly Paulino e Maykon Valente, autores da exposição "Teu Lugar", focada em momentos do cotidiano dos habitantes da cidade de Macapá e sua relação com o Rio Amazonas. Quinze quadros foram selecionados para compor a mostra que ficará no estande da Embrapa Amapá. Fotógrafa e Relações Públicas, Kelly Paulino explica que a exposição registra a peculiaridade do modo de vida adotado por quem vive em Macapá. "Nosso objetivo é mostrar que o 'teu lugar' não é a apenas a casa em que você mora. Macapá é uma grande casa, é teu lugar", diz a fotógrafa. No melhor estilo juntos na amizade e no trabalho, ela e o publicitário Maykon Valente retrataram pessoas, situações e pontos turísticos de Macapá para a exposição de 30 fotografias em homenagem aos 250 anos da capital amapaense, exposta e maio deste ano durante a V Mostra Cultural da Faculdade Seama, realizada na Fortaleza de São José de Macapá.

Dulcivânia Freitas