Comissão da Amazônia promove simpósio sobre o modelo de desenvolvimento

Brasília, 03/09/2008 - A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR - da Câmara dos Deputados, anunciou, nesta quarta-feira, 03, a realização do II Simpósio “Amazônia: O Desafio do Modelo de Desenvolvimento”. O II Simpósio vai ocorrer nos dias 05 e 06 de novembro, no Congresso Nacional, em Brasília.

“É a seqüência dos debates nacionais entre o poder público, a sociedade civil e a comunidade científica sobre a sustentabilidade da região e o Plano Amazônia Sustentável - PAS”, explica a presidenta da Comissão da Amazônia, a deputada Janete Capiberibe.

Em 2007, a Comissão realizou o I Simpósio “Amazônia e Desenvolvimento Nacional”, sob a presidência da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM). O evento alcançou os resultados propostos e apontou os horizontes para o trabalho da CAINDR.

“Os resultados do I Simpósio Amazônia, as políticas públicas existentes em diversas instâncias governamentais e as pesquisas científicas realizadas no país e no exterior apontam a necessidade de formular e definir os modelos adequados de desenvolvimento socioeconômico e cultural-institucional na Amazônia brasileira”, avaliam os organizadores.

Objetivos - O “II Simpósio Amazônia” propõe aprofundar a abordagem sobre os modelos de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia; Financiamento da Produção; Transportes; Saúde e; Gestão Ambiental. Será lançada a publicação dos Anais do I Simpósio pelos membros da Comissão da Amazônia, evidenciando a seriedade e a lógica seqüencial no conceito deste grande projeto de planejamento público que o evento vem se tornando. Firma sua importância para o Brasil e o Planeta Terra e constitui-se em instância respeitada mundialmente sobre Amazônia.

Participantes - Importantes entidades, dirigentes e personalidades do Poder Público, comunidade científica e Sociedade Civil participarão II Simpósio, além dos integrantes da Comissão da Amazônia. Estão convidados o Presidente da República, governadores, parlamentares, Ministros de Estado, como Carlos Minc, Alfredo Nascimento, Sérgio Gomes Temporão, Gedel Vieira e Mangabeira Unger, presidentes de órgãos públicos, como FUNAI e FUNASA, BASA e SUDAM; dirigentes dos dois principais centros científicos de pós-graduação multidisciplinares das universidades brasileiras: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) e Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UNB), reitores e diretores de institutos de pesquisa.

Grandes teóricos, como os formuladores do conceito “desenvolvimento sustentável” no Planeta Terra: o mexicano Enrique Leff e o franco-polonês Ignacy Sachs, pais das teorias da sustentabilidade e da racionalidade ambiental em nível mundial, já confirmaram presença.

Também vão participar desde teóricos brasileiros até representantes do povo amazônida. Os jornalistas Washington Novaes e Lúcio Flávio Pinto, os senadores João Capiberibe e Marina Silva, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC - Marco Antônio Raupp, o professor Aziz Ab’Saber, dirigentes de movimentos sociais e produtores da Amazônia (carpinteiros navais artesanais, pescadores, parteiras tradicionais, extrativistas florestais, agricultores familiares, indígenas) estão convidados para o II Simpósio.

Cultura - O evento contará com programação cultural da floresta e da urbanidade amazônicas, com nomes renomados da música, grupos folclóricos de danças regionais, exposições de peças artísticas, painéis sobre a região e exibição de filmes curtas-metragens da Amazônia premiados no último período; tudo isto na Esplanada dos Ministérios e nos corredores da Câmara dos Deputados.

“O II Simpósio Amazônia será um painel humano, visual, institucional, teórico, político, social, técnico, ambiental e cultural de planejamento do desenvolvimento sustentável da Amazônia. É ainda, sobretudo, uma oportunidade de avançar na definição de políticas públicas e diretrizes para o compartilhamento de responsabilidade públicas e sociais - almejando sustentabilidade ambiental e desenvolvimento do povo da Amazônia”, explicam os organizadores ligados à Comissão da Amazônia.


Texto:
Comissão da Amazônia (Kenzo Jucá, Sal Freire, João Beato, Kelly Kerber e Carol Ribeiro)