Intercâmbio entre os Sebraeā€™s Amapá e Minas fortalece projeto de panificação

O novo projeto será desenvolvido pelo Sebrae Amapá a partir de 2008

Visando a troca de experiências e o estreitamento de parceria, a Carteira de Projeto de Indústria e Agronegócio do Sebrae Amapá realizou visita técnica ao Sebrae de Minas Gerais.

A idéia inicial do encontro foi focada em ações para o Projeto de Panificação Competitiva que o Sebrae no Amapá estará desenvolvendo junto ao setor a partir de 2008 e tem o objetivo de aumentar a competitividade das empresas participantes do projeto, por meio do aprimoramento dos processos de produção e gestão.

“Ainda nesse encontro foi possível conhecer a forma de trabalho do Sebrae Minas nos diversos setores onde atua, como são estabelecidas as parcerias institucionais dentro dos projetos, a contrapartida dos empresários e as interfaces entre os projetos do comércio, indústria, serviços e agronegócio”, explica Nelma Pires, analista do Sebrae AP.

Ela diz ainda que “toda essa troca de experiências e conhecimentos que se estabeleceu durante a visita foi proporcionada pelas técnicas do Sebrae Minas, Isabel Saraiva e Juliana Orseti que, juntas, apresentaram como os projetos da metodologia GEOR (Gestão Orientada para Resultados) têm contribuído para dinamizar o setores onde atuam”.

Durante o encontro, no dia 22 de agosto, a Feira do Empreendedor foi outro assunto de destaque. Foram prospectadas idéias de negócios sustentáveis a serem apresentadas aos setores da indústria e agronegócio durante a realização da Feira, que acontece no Amapá no final de novembro, como, por exemplo, o Ponto Quente, uma tendência na qual a padaria abre uma filial e esta envia vários tipos de pães já embalados e outros resfriados ou congelados para assar no ponto quente.

“O diferencial desta oportunidade está no custo reduzido, visto que no Ponto Quente não há necessidade de instalação completa do layout para o processo produtivo, além da disponibilização de mão de obra”, disse Isana Figueiredo, gerente da Unidade de Indústria do Sebrae/AP.

A parceria foi estabelecida e está prevista para este mês uma visita do Sebrae/MG ao Amapá juntamente com Márcio Ribeiro, idealizador do PROPAN - Programa de Apoio à Panificação, para compartilharem experiências de sucesso com a equipe do Amapá.

“Com a visita do Márcio Ribeiro e das técnicas mineiras, teremos a oportunidade de estabelecer estratégias de comunicação e interação com o setor, para mobilizarmos as micro e pequenas empresas para participação no projeto Panificação Competitiva a partir de 2008. Enquanto isso, o segmento poderá conhecer novas tecnologias e oportunidades de negócios durante a Feira do Empreendedor, a ser realizada no período de 24 de novembro a 02 de dezembro”, concluiu Isana.