Niara Fonseca é a melhor nadadora paraolímpica do Brasil


Quatro medalhas de ouro, duas de prata
e uma de bronze, essas são as conquistas
que a nadadora Niara Fonseca trouxe para o Amapá.

Joicilene Santos

A amapaense Niara Fonseca supera mais limites e conquista o título de melhor nadadora do Campeonato Paraolímpico Universitário Brasileiro de Atletismo e Natação. A atleta esteve em São Paulo participando simultaneamente de dois campeonatos. O Paraolímpico Universitário Brasileiro e a segunda etapa do Circuito Brasil Paraolímpico Loterias Caixa.

A acadêmica de direito da Faculdade Seama, participou das competições no Complexo Esportivo do Ibirapuera. As modalidades do campeonato reuniram os melhores atletas paraolímpicos de todo o Brasil. No Campeonato Universitário a nadadora conquistou 04 medalhas de ouro nas modalidades 50m livre, 100m livre, 100m costas e 100m borboleta.

Na competição Niara demonstrou agilidade melhorando seus tempos e batendo recordes, sua dedicação rendeu a melhor classificação do Brasil. Com a colocação a nadadora tem a possibilidade de ir para a Universiade, Olimpíada Internacional Universitária que será realizada em 2008 em Berlim. A atleta amapaense recebe o apoio da Faculdade Seama e possui uma ótima avaliação pelo Comitê Universitário Brasileiro.

Já na segunda etapa do Circuito Caixa, Niara conquistou duas medalhas de prata nos 100m borboleta e 100m costas e uma medalha de bronze nos 50m livre.
A nadadora esta cotada para participar entre os dias 13 e 16 de dezembro do Argentina National Championships-Open Event.

Feliz com as vitórias e ao mesmo tempo triste por ter corrido o risco de ficar de fora dos dois campeonatos, Niara Fonseca recebeu as classificações como um troféu por ter vencido as dificuldades de patrocínio nas competições.

“È muito bom quando a gente encontra pessoas que nos valorizam e nos patrocinam. Corri o risco de ficar de fora desses campeonatos e de outros também, mas a Faculdade Seama veio me apoiar e graças a ela hoje possuo o reconhecimento do Comitê Olímpico. Sei que sem esse apoio jamais teria condições de realizar essas conquistas, que não deixam de ser meu sonho.
Espero que outras empresas valorizem seus atletas como a Faculdade Seama valoriza a mim acadêmica da IES”, relata Niara Fonseca.

Após as vitórias a nadadora se prepara para conquistar mais títulos, a palavra de ordem é treinar. “Agora a atleta vai iniciar treinamentos mais intensos para continuar conquistando esses títulos e a cada dia dar mais orgulho para os amapaenses e para a Faculdade Seama”, relata o coordenador de esportes da Faculdade Seama Olivaldo Nunes.