Governo assina convênio para estudo ambiental do trecho sul da BR-156

São 280 quilômetros de Macapá ao município de Laranjal do Jari

O governador Waldez Góes esteve em Brasília na última quarta-feira, 10, para assinatura de um convênio com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) para a realização do Estudo de Impacto Ambiental do trecho sul da BR-156.

O trecho sul da BR-156 tem características inéditas no Brasil. Por decisão do
governador Waldez Góes, o trecho será construído no modelo de uma estrada-parque - tipo de rodovia que minimiza as intervenções ambientais, preservando seu entorno e fazendo, dessa forma, com que a própria estrada seja um atrativo para o incremento das atividades turísticas na região.

Ao todo são 280 quilômetros que ligam a capital Macapá ao município de Laranjal do Jari. A rodovia já existe e o estudo vai revelar a viabilidade do asfaltamento deste trecho que passa por diversas comunidades e reservas extrativistas como a reserva do Cajarí.

“A assinatura deste convênio foi uma conquista. No máximo até 2009 todo a BR-156 estará no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O trecho norte já está todo contratado”, comemora o governador.

O PAC prevê a construção, adequação, duplicação e recuperação, em quatro anos, de 42 mil quilômetros de estradas, 2.518 quilômetros de ferrovias, a ampliação de 12 portos e 20 aeroportos em todo o Brasil.

No trecho sul da BR-156 serão oito meses de estudos que também vão revelar a sazonalidade da região. O convênio tem valor de R$ 3,8 milhões, com contrapartida de R$ 380 mil do Governo do Estado.

Após conclusão e aprovação dos estudos ambientais, o Governo do Estado estará apto a concretizar, com o governo federal, a contratação do projeto executivo da obra, para logo após dar início ao processo de licitação para escolha da empresa responsável e início dos serviços. A expectativa do governador Waldez Góes é que todos os procedimentos sejam adotados com agilidade e que a obra possa ser começada ainda no próximo ano.


Márcia Serrano