LANÇADO LIVRO EM BRAILLE SOBRE VIDA E OBRA DE IRMÃ DULCE

A Associação Obras Sociais Irmã Dulce, localizada em Salvador, na Bahia lançou esta semana um resumo da vida e obra de Irmã Dulce, o " Anjo Bom do Brasil", no sistema Braille. A produção do livro ficou a cargo do Memorial Irmã Dulce- MID, coordenado por Osvaldo Gouveia e a edição é do Instituto de Cegos da Bahia.

Patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) através do Programa BNB de Cultura, o livro traz a biografia reduzida da freira baiana - falecida em 1992 - que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao acolhimento e inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
"Nesta primeira etapa foram confeccionados 200 exemplares que serão distribuídos entre as principais entidades de atendimento aos portadores de deficiência visual do país", explica Osvaldo.

De acordo com o Programa BNB de Cultura, os livos em braile não podem ser envidos. Por isso, a equipe do Memorial irmã Dulce catalogou 138 bibliotecas e instituições jurídicas que trabalham com deficientes visuais. Todas receberão exemplares.
" As instituições que porventura estiverem minteressadas em recaber o livro sobre a vida e obra de Irmã Dulce podem contatar comigo pelo email [email protected] ou com minha equipe, pelo fone (71) 3310-1100, que faremos a remessa imediatamente. Enfatizo que num primeiro momento apenas bibliotecas e instituições como os diversos Institutos de Cegos poderão solicitar o livro".

Maria Rita Pontes, Superintendete da OSID - Obras Sociais Irmã Dulce disse, por sua vez, que " a edição do livro em braile é um antigo sonho que agora materializamos. Espero que todos os amigos que entrarão em contato com esta pequena biografia possam reafirmar, no seu dia-a-dia, que a verdadeira leitura é aquela feita com o coração, como Irmã Dulce fazia ao acolher a todos, indistintamente. Expressamos, através desta publicação, o nosso carinho e admiração por todos os que lutam para conquistar e consolidar seu espaço como cidadão brasileiro".