Governo quer mobilizar a sociedade para o combate à dengue

Encontro contou com a participação de gestores da Sesa,CRM e Funasa

Iniciar os trabalhos de prevenção ao mosquito transmissor da dengue - Aedes Aegitpy foi o principal objetivo da reunião ocorrida ontem (19), no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SESA).

O encontro contou com a participação de gestores da Sesa, Pedro Paulo Dias de Carvalho, Conselho Regional de Medicina (CRM), Defesa Civil, Urbam, Funasa, Vigilância Sanitária Municipal, Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS), além dos secretários municipais de Macapá, Santana, Porto Grande e Oiapoque.

Os debates servem para apresentar os projetos de prevenção já existentes no Estado e discutir junto aos órgãos responsáveis pela prevenção da dengue discutir novas metodologias para evitar a proliferação do Aedes Aegipity. “É importante darmos inicio aos trabalhos prevenção e a parceria entre os órgãos responsáveis por este setor é fundamental”, afirmou o secretario de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.

Em comum acordo, o secretários municipal de Macapá, Andersosn Walter, acredita que além da parceria entre as instituições é indispensável a participação da população nessa luta de combate a doença. “As pessoas devem se conscientizar do papel que exercem dentro da sociedade para amenizar um problema que é de todos”, disse.

Para ele, a melhor forma de trabalhar a prevenção é sensibilizar a população de manter quintais limpos, manter objetos como garrafas, longe de lugares onde possam acumular água parada e permitir a visita dos agentes de endemias nas residências.

Resultado

O encontro resultou na consolidação do Plano de Combate a Dengue, que tem apresentado resultados positivos de combate a doença. Na ação inclui-se uma Campanha de Mídia e outra de Mobilização com a sociedade. O diferencial deste ano é de que as discussões para combater a doença já iniciaram.