Amapá promove a sua 5ª Conferência Estadual de Saúde

De 23 a 26 de Outubro as representações da Sociedade civil organizada, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço na saúde, se encontram para participar da 5ª Conferência Estadual de Saúde, que tem como tema: “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”.

A Solenidade de abertura acontece no teatro das Bacabeiras às 19 horas do dia 23 com a presença das autoridades estaduais e representantes do Governo Federal. A palestra de abertura será proferida pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde

Durante quatro dias as discussões acontecerão em torno dos três Eixos Temáticos: (1) Desafios Para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; (2) Políticas Públicas Para a Saúde e Qualidade de Vida: O SUS na Seguridade Social e Pacto Pela Saúde e (3) Participação da Sociedade na Efetivação dos Direitos Humanos à Saúde.

Atuarão como conferencistas Alberto Pereira Góes, representando o governo do estado; Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde - Conass e José Ivo dos Santos Pedrosa, Coordenador Geral de Apoio à Mobilização Social e à Educação Popular em Saúde, discorrendo sobre os três Eixos Temáticos respectivamente.

A 5ª CES é uma preparação para a participação do Amapá na 13ª Conferência Nacional de Saúde que acontecerá de 14 a 18 de Novembro em Brasília e tem como objetivo a formulação da política de saúde para o século XXI, definindo uma agenda política baseada na reafirmação dos princípios constitucionais que garantem o direito à vida e à saúde, observando os as condições de alimentação, moradia, trabalho, ambiente, educação, lazer, transporte, acesso e posse de terra, saneamento e organização social.

Sendo uma política de estado, a conferência reúne todos os atores do Sistema Único de Saúde em uma ampla reunião de caráter deliberativo para direcionar ou realinhar as práticas e investimentos na saúde da população, onde se discute o pacto pela vida nas suas vertentes, desde o fortalecimento do SUS até a Gestão de pessoal e recursos financeiros.

As inscrições para a 5ª Conferência Estadual de Saúde estão sendo feitas no auditório da SESA, na avenida FAB, 69, esquina com a rua Odilardo Silva, telefone 3212-6102.


Dércio Damasceno