Sejusp forma promotores de polícia comunitária em Santana

Objetivo é fazer com que os promotores interajam com a polícia em campanhas educativas, combate à violência e à criminalidade

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Segurança Comunitária do Amapá encerra nesta sexta-feira, 19, às 15 horas o curso de Promotor de Polícia Comunitária, em Santana. É a décima primeira turma formada no Estado. O evento acontece no espaço da Casa Brasil, no bairro Nova Brasília. O treinamento é uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Na cerimônia será feita a entrega de certificados.

O Coordenador de Segurança Pública Comunitária, Benedito Ayres da Silva, explica que o curso conta com a participação de policiais militares, bombeiros militares, fiscais da Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), membros da comunidade e dos sete Conselhos Comunitários de Segurança Pública do município.

O treinamento iniciou na segunda-feira, 15. No curso, os Promotores de Polícia Comunitária recebem noções de gestão pública de qualidade, direitos humanos, relações interpessoais, mobilização social, estrutura dos conselhos comunitários e informações sobre polícia comunitária, como age e atribuições. “A meta do Governo do Estado é fazer com que a comunidade se aproxime cada vez mais da polícia e se torne um parceiro na busca de alternativas para reduzir a criminalidade e a violência. Essa interação é saudável para a sociedade de um modo geral”, acrescenta Benedito Ayres.

Desde o início do ano, foram formados cerca de 600 Promotores de Polícia Comunitária. Está é a primeira turma formada em Santana. No encerramento do curso estarão presentes o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Santana, tenente-coronel Oliveira, o Ouvidor da Defesa Social, Márcio Crivela e presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Santana.