Conferência Estadual de Saúde começa nesta terça

A quinta Conferência Estadual de Saúde começa nesta terça-feira, 23. A solenidade de abertura será no Teatro das Bacabeiras a partir das 19 horas. Realizado a cada quatro anos, o evento traz como tema Saúde como Qualidade de Vida - Política de Estado e Desenvolvimento. O secretário de Estado da Saúde Pedro Paulo Dias de Carvalho participa da solenidade.

A Conferência tem como finalidade avaliar os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos quatro anos e iniciar planos para o próximo quadriênio.

Este ano, a Conferência conta com a participação de 350 delegados, eleitos nas Conferências Municipais - ocorridas nos meses de agosto e setembro. Dentre os delegados participantes, serão eleitos os 16 que irão representar o Amapá na 13º Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília entre os dias 14 e 18 de novembro.

Na abertura será apresentado o tema central do evento, ministrado pelo conferencista, Antonio Alves de Souza, Secretário Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

No segundo dia da Conferência, que ocorre no auditório do Sest/Senast, serão debatidos três eixos: Desafios para efetivação do direito humano a saúde do século 21; A participação da sociedade na efetivação dos direitos humanos a saúde; e Estado, sociedade e padrões de desenvolvimentos. Este último será ministrado pelo diretor do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Elias Antônio Jorge. Os debatedores serão: Alberto Góes secretário especial da Governadoria e Lineu Facundes técnico do Ministério da Saúde.