Amapá terá I Torneio de Panificação e Confeitaria

A promoção do evento é uma parceria firmada entre Sebrae, Fieap e Sindicato das Indústrias de Alimentos, Panificação e Confeitaria do Estado do Amapá .

Denyse Quintas
Colaboradora: Nelma Pires

A exemplo das experiências que ocorrem em outros estados do país, o torneio será promovido pelo Sebrae e pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), com o objetivo de estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de panificação, confeitaria e profissionais, apresentando receitas criativas e originais de pães especiais.

O torneio acontecerá na Feira do Empreendedor, no espaço denominado ‘Bairro da Indústria’, onde estarão sendo apresentados os setores econômicos da Confecção, Jóias, Oleiro Cerâmico e da Panificação. No processo de avaliação da produção de doces e salgados, a farinha ou substitutos utilizados, devem conter nas criações, no mínimo 30% de farinha de trigo, preferencialmente, adicionadas a ingredientes regionais.

Segundo a gestora do projeto de Panificação do Sebrae, Nelma Pires, para a realização dessa atividade na II Feira do Empreendedor diversos encontros foram necessários para compartilhar responsabilidades e detalhar as fases que antecederão o torneio, cabendo ao Senai coordenar, elaborar o regulamento, montar a equipe de avaliadores e pela oficina de fabricação onde os produtos serão fabricados. O Sesi, por meio do programa Cozinha Brasil, estará responsável pela logística de distribuição dos produtos e alimentos, tais como sucos e patês elaborados a partir de frutos regionais e talos de alface, couve e outros, para a degustação dos visitantes.

Ao Sindicato das Indústrias de Alimentos, Panificação e Confeitaria do Estado do Amapá caberá a divulgação e arregimentação dos empresários para a participação no torneio e, ao Sebrae, a coordenação geral, visando com isso garantir o sucesso da ação junto à sociedade amapaense.

Para a gestora Nelma Pires, o torneio visa revelar receitas especiais com ingredientes regionais de um dos alimentos mais consumidos no mundo: o pão. Serão premiados o padeiro, o confeiteiro e o proprietário da padaria. Os quesitos analisados serão criatividade, originalidade, utilização de conhecimentos técnicos, aparência, modernidade no acabamento e o potencial de vendas.

“A ação promete movimentar e aquecer o setor de panificação e confeitaria, estimulando o potencial criativo dos participantes, além de atrair a atenção dos visitantes para o ambiente da Indústria na II Feira do Empreendedor e legitimar a idéia da Feira como um espaço de idéias e oportunidades de negócios para os potenciais empreendedores do Estado do Amapá”, disse a gestora Nelma Pires.

O I Torneio de Panificação e Confeitaria faz parte da programação de atividades do projeto de Panificação.