Amapaenses ganham espaço para exames laboratoriais


Alieneu Pinheiro



A população do Amapá cresceu e consequentemente vieram as necessidades do setor de saúde que ainda não consegue atender as demandas no que diz respeito a exames laboratoriais. Mesmo com laboratórios privados instalados no estado, os serviços não chegam ao alcance da população carente. Para auxiliar o desenvolvimento do estado nesse aspecto saúde, a Faculdade Seama através do curso de Biomedicina inaugura nessa quinta-feira às 17h, o Centro Clínico Seama de Análises Clínicas. O espaço foi criado para cuidar da saúde de quem precisa recorrer a rede pública de saúde e não consegue atendimento.

“A Seama sempre primou pelo desenvolvimento do estado, trouxemos cursos na área de tecnologia, comunicação, saúde entre outras, áreas essas que necessitam ser desenvolvidas em nossa região. Mas isso não foi o bastante por isso estamos partindo para realização de obras como o Centro Clínico Seama de Análises Clínicas. Através deste espaço vamos oportunizar estágios aos nossos acadêmicos e ao mesmo tempo garantir o direito a saúde”, explica o diretor geral da Faculdade, Carlos Edemar Scapin.

Estrutura

O Centro de Análises Clínicas se destaca pela estrutura que se compara apenas ao Laboratório Central do Estado (LACEN). O Centro compreende cinco laboratórios equipados em um único prédio. São laboratórios de Imunologia, Bacteriologia, Hematologia e Bioquímica, Urinálise e Parasitologia. Entre os espaços estão: sala de espera, banheiros, recepção, sala de coleta de sangue, sala de emergências, esterilização almoxarifado, sala de laudos e outros.

O Centro de Análises Clínicas tem como objetivo auxiliar a população carente na realização de exames e ao mesmo tempo proporcionar o aprimoramento e qualificação dos acadêmicos do curso de Biomedicina. No espaço, os estudantes poderão realizar estágios e por em prática o conteúdo da sala de aula.

“Os acadêmicos terão espaço para estágio e a sociedade um lugar onde poderá realizar exames de rotina a custo zero”, explica o coordenador do curso de Biomedicina, professor doutor Álvaro Couto.

Futuro

Como um dos objetivos do Centro de Análises Clínicas é atender a população de baixa renda a Faculdade Seama firmará convênios com sindicatos e o Sistema Único de Saúde.

Localização

O Centro Clínico Seama de Análises Clínicas está localizado na Rua Eliezer Levy, 2182, Centro.