Amapá se mobiliza para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente

Uma série de encontros pretende mobilizar a população em todos os municípios do Estado

Macapá (AP), 24/10/2007 - A menos de um mês da abertura da III Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA/AP), iniciou ontem, 24, uma série de plenárias municipais com o objetivo de articular e mobilizar, em nível local, os diversos setores da sociedade que atuam na área ambiental. A atividade, que encerra no dia 10 de novembro, integra os preparativos para a terceira Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA/AP) do Amapá, que será realizada no período de 20 a 23 de novembro, em Macapá.

Envolvendo os dezesseis municípios do Estado, os encontros preparatórios reúnem diversos segmentos sociais para debater temas ambientais, com enfoque nas Mudanças Climáticas, e divulgam a realização da Conferência Estadual. Para isso, são disponibilizadas informações sobre o processo de construção e apresentada a proposta metodológica da conferência, incluindo os critérios para escolha dos trinta delegados e delegadas que representarão o Amapá na etapa nacional.

Durante as plenárias, os participantes têm acesso a um texto-base que norteia as discussões em cada município e podem apresentar emendas e formular propostas referentes aos eixos temáticos. Ao final, as propostas em nível estadual e federal serão inseridas para discussão na CEMA/AP, encaminhando-se ao gestor de cada município as propostas de âmbito municipal.

Os encontros municipais são coordenados pela Comissão Organizadora Estadual (COE/AP), composta por representantes de quarenta e duas instituições públicas, organizações não governamentais (ONG’s), empresas e entidades patronais, que contam com apoio e parcerias locais. A COE, em conjunto com a Superintendência do Ibama no Amapá e as Secretarias de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), é responsável pela articulação e mobilização local para realização da Conferência Estadual do Meio Ambiente, etapa preparatória à Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), prevista para ocorrer em maio de 2008.

Em Macapá, a abertura da conferência estadual será às 19h do dia 20 de novembro, no Teatro das Bacabeiras e os debates e plenárias ocorrerão nos dias 21 a 23 de novembro. A conferência é aberta à participação de todos os segmentos sociais - indígenas, quilombolas, organizações ambientalistas e sindicais, movimentos sociais e comunidades tradicionais, setor empresarial, comunidade científica e poder público - interessados em debater as Mudanças Climáticas, tema da III CNMA.

Mudanças Climáticas - A terceira versão da CNMA traz um desafio à sociedade brasileira: debater as mudanças climáticas, uma das principais preocupações ambientais da atualidade. O tema ganhou maior visibilidade após a divulgação, no primeiro semestre deste ano, de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), despertando o interesse da sociedade na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global. Com a promoção da III CNMA, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) espera contribuir para esta discussão, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema e identificar soluções para sua mitigação e adaptação. Além do tema central, a conferência abordará quatro subtemas: aspectos científicos das Mudanças Climáticas; o regime internacional das Mudanças Climáticas; o Brasil e as Mudanças Climáticas; e Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas.

Serviço - Para obter maiores informações e materiais sobre a Cema/AP, consulte:
- Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/AP - (96) 2101 9024
- Divisão de Educação Ambiental da SEMA - (96) 3212 5372/5381
- Ministério do Meio Ambiente (MMA) - (61) 3317 1040 ou [email protected]

Na Internet: www.mma.gov.br/conferencianacional


Agenda - Acompanhe as etapas municipais:

- 24 de outubro - Tartarugalzinho
- 25 de outubro - Pracuúba
- 26 de outubro - Amapá
- 29 de outubro - Cutias
- 29 de outubro - Serra do Navio
- 30 de outubro - Pedra Branca do Amapari
- 31 de outubro - Porto Grande
- 03 de novembro - Vitória do Jarí
- 04 de novembro - Laranjal do Jarí
- 05 de novembro - Oiapoque
- 06 de novembro - Mazagão
- 07 de novembro - Calçoene
- 08 de novembro - Ferreira Gomes
- 10 de novembro - Bailique (distrito de Macapá)
- Itaubal - data a confirmar
- Santana - data a confirmar
- Macapá - data a confirmar