A TV Digital proporciona o surgimento de novos profissionais!

Por: Edward Melo

Gerente de Tecnologia da Informação da Rede Record de Televisão de Brasília / DF, Aluno Especial no Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Redes de Computadores e Tecnólogo em Processamento de Dados.

Muitos de nossos anseios e desejos, oriundos há pouco mais de trinta anos, ainda não se concretizaram como são os casos das moradias na lua, os carros que flutuam, o tele-transporte, dentre outras idéia mirabolantes, porém, algumas outras que nem mesmo imaginávamos, tomaram proporções gigantescas, como é o caso da Internet, que no meu ponto de vista é o melhor feito da humanidade neste século que passou, até mesmo do que a ida do homem a lua, tendo em vista a disseminação da informação e do conhecimento e todos os benefícios oriundos desta ferramenta da Tecnologia da Informação.

Proveniente deste avanço tecnológico que a humanidade vem presenciando, desde o século passado até os dias de hoje, está surgindo a TV digital no Brasil, muitos serão os benefícios que teremos, será possível, por exemplo, visualizarmos programações com qualidades de dvd, em suas resoluções de áudio e vídeo, acabando com chuviscos, ou outras interferências quaisquer, mesmo quando estivermos assistindo nossa programação preferida através de um meio de transporte em locomoção, podendo este ser um carro, um barco ou um avião, ou através de nossos aparelhos portáteis de mão, especialmente através de alguns celulares!

É claro que algumas modificações precisam ser feitas, estamos fazendo de tudo para minimizar estas mudanças do lado do usuário final, principalmente no que tange a respeito de investimentos financeiros. As emissoras de TV estão sob uma corrida frenética para poder prover esta tecnologia, que é bastante nova, para agregar todos os benefícios possíveis a estes usuários que deixarão de ser meros telespectadores, e se tornarão peças ativas, com interatividade on-line. O que você acha de poder realizar muita das consultas feitas hoje através da internet em tempo real, só que agora feitas pela TV?

Aqui em Brasília, Distrito Federal, a Rede Record de Televisão está sendo pioneira nestes investimentos, estamos re-aparelhando nosso parque tecnológico para implantar o novo sistema digital de edição e exibição de jornalismo, como sabemos, a Rede Record é a primeira emissora aberta no país a disponibilizar um canal 24h no ar, com jornalismo realmente dinâmico, a Record News, isto não seria possível se não houvesse uma conscientização e investimentos de milhões de dólares em busca destas tecnologias!

Muitas são as etapas a serem vencidas, a reestruturação nas empresas de TV, nos meios de comunicação e nos aparelhos finais.

As principais emissoras de TV aqui do DF estão em conjunto realizando em força tarefa, a construção de uma torre totalmente digital no Morro do Colorado, próximo à Cidade Satélite de Sobradinho.

Preparem-se, saliento que a TV digital está proporcionando o surgimento de novos profissionais, para atuarem em um mercado muito promissor, que terão muitas oportunidades, pessoas com um conhecimento misto do profissional de TI e o de TV, vejam bem, é claro que serão pessoas com habilidades técnicas em informática e que também deverão saber lidar com os novos equipamentos digitais da televisão! Não temos isto ainda! É o surgimento de uma nova profissão!