Colaboradores do Sebrae participam de aula inaugural do coral da Instituição

As oficinas estão acontecendo ao longo desta semana, sendo ministradas pelo mestre em música Carlos Anísio e pela solista Fátima França

Fernanda Picanço

O Sebrae no Amapá, por meio do projeto Qualidade de Vida, iniciou nesta segunda-feira, 29, as oficinas de técnica vocal e regência, ministradas pelos professores Carlos Anísio e Fátima França, da Paraíba. O objetivo destas oficinas é implantar o canto coral na Instituição.

Fátima França é cantora, atriz e arte educadora em música. Iniciou suas atividades musicais como integrante do coral da Escola Técnica Federal de Paraíba, hoje faz parte do Coro de Câmara Villa-Lobos, atuando como solista em concertos, recitais e eventos sócio culturais. Participou de gravações de jingles e trilhas sonoras para teatro como também em discos de cantores regionais, exerce também o cargo de professora substituta de técnica e expressão vocal no curso de bacharelado em música da Ufpb (Universidade Federal de Paraíba) onde também é professora de técnica vocal nos cursos de extensão do Departamento de Música.

A oficina de Técnica Vocal aborda questões básicas da preparação vocal, postura, relaxamento, respiração, exercícios de articulação e impostação. São 20h/aulas.

Para escolher o regente que ficará a frente do coral no Amapá, o mestre Carlos Anísio está ministrando a oficina de Regência Coral para músicos amapaenses, trabalhando questões básicas de técnica de regência, seleção de vozes, estratégias de ensaio e escolha e produção de repertório.

Carlos Anísio é professor na Ufpb, dirige há onze anos o coro de câmara Villa-Lobos, ocupa pelo terceiro mandato o cargo de chefe do Departamento de Música da Ufpb, foi coordenador artístico das comemorações do cinqüentenário da Universidade Federal da Paraíba. Este ano compôs e regeu a música original para o espetáculo “Jesus, uma paixão”, dirigido por Humberto Lopes e produzido pela Fundação de Cultura de João Pessoa - Funjope, recentemente lançou com sucesso “Travessuras: Dez Canções Infantis de Carlos Anísio”, CD inteiramente dedicado ao público infantil.

Para o professor Carlos essa atitude do Sebrae em levar a música para dentro da Instituição é algo que merece grande reconhecimento. “Vimos na primeira aula o empenho de quase cinqüentas colaboradores da empresa em querer aprender um pouco das técnicas vocais. A princípio nosso foco é seduzir a todos para participar do coral, pois toda grande jornada começa com um grande passo”, contribui.

A idéia de criar o coral do Sebrae Amapá partiu da diretora de Administração e Finanças, Rosemary Fabião, que também é corista. A aceitação dos colaboradores foi tão grande que até o momento o coral já tem 36 vozes. Da oficina de Regência Coral estão participando onze professores de música.